Desenvolvimento do Bebê – 6 Semanas de Gestação

Revisão Clínica: Drª Camille Rocha Risegato. Atualizado: 08/09/24

Com seis semanas de gestação, o bebê tem pouco mais de um mês. Nesta fase inicial o bebê é ainda um embrião, com apenas 4 mm de comprimento.

Continua depois da Publicidade

Por essa razão, nem sempre é possível ver o embrião num exame de imagem às 6 semanas de gestação. Logo, o facto de não conseguir ver o embrião às 6 semanas não significa que não esteja grávida.

Quanto à mulher, esta começa a sentir muitas alterações, que indiciam a possibilidade de estar grávida. É nesta fase que a maioria das gestantes descobre que engravidou, devido aos vários sintomas que se começam a manifestar.

Conheça de seguida as características do desenvolvimento de um feto com 6 semanas de gestação, e confira ainda as alterações sofridas pela gestante.

Desenvolvimento do feto com 6 semanas de gestação

Ao atingir as 6 semanas de gestação o bebê tem apenas 4 mm de comprimento, e o seu peso é ainda insignificante. Apesar de ser ainda muito diminuto, o embrião desenvolve-se a grande velocidade, com os principais órgãos a começarem a ficar mais definidos.

Assim, por esta altura, o tubo que funciona como coração já envia sangue, havendo até uma circulação sanguínea, mesmo que muito básica.

Quanto aos pulmões, estes apenas agora começarão o seu desenvolvimento, que apenas terminará no final da gravidez.

Nesta fase surge uma pequena estrutura entre a boca do bebê e o esófago, que irá constituir a traqueia, que por sua vez, se irá dividir em duas ramificações, que mais tarde darão origem aos dois pulmões.

Por fim, as 6 semanas de gestação são ainda marcadas pelo desenvolvimento do sistema nervoso central. Ao atingir a 6ª semana, a abertura sobre o cérebro e da base da coluna fica definitivamente e corretamente fechada.

Alterações na grávida com 6 semanas de gestação

Ao atingir as 6 semanas de gestação, muitas mulheres ainda não sabem que engravidaram. No entanto, nesta altura aparecem os primeiros sintomas, que poderão dar sinais sobre a existência de uma gravidez.

Sintomas como cansaço, seios tensos, cólicas, enjoos matinais ou muito sono, são habituais nesta fase. Assim, se sente algum ou vários destes sintomas, e a sua menstruação está atrasada, então é recomendado que faça um teste de gravidez pois você pode estar de esperanças.

Outro dos sintomas ou alterações habituais nesta fase é a maior frequência no ato de urinar. Como o sangue está a ser bombeado mais rapidamente e em maior quantidade, também o trabalho dos rins aumenta, resultando assim na produção mais elevada de urina.

Além disso, à medida que o útero aumenta, a bexiga fica mais pressionada e com menos capacidade de se expandir. É por isso normal a grávida sentir vontade de urinar, sem no entanto ter a bexiga cheia.

Um dos problemas mais recorrentes durante a gravidez são as infecções urinárias. Assim, se sentir sintomas como ardor ou dor ao urinar, consulte o médico, de modo a ser devidamente tratada, sem colocar em causa a saúde do bebê.

Ao descobrir que está grávida, há vários cuidados que deve tomar. Um deles está ligado à ingestão de ácido fólico. Esta substância é essencial para o correto desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, e como tal, deve ser tomado durante a gravidez.

Continua depois da Publicidade

Quando é uma gestação planeada, os médicos obstetras recomendam até a sua toma mesmo antes de engravidar. De acordo com a prescrição médica, você poderá tomar apenas ácido fólico, ou então, combinado com ferro, de modo a prevenir um dos problemas mais comuns na gravidez: a anemia.

Outro dos cuidados importantes é a alimentação. Nesta altura da sua vida é fundamental ter uma alimentação equilibrada e saudável, que promova uma correta nutrição do seu corpo, mas também, do corpo do bebê.

Além disso, é igualmente reforçar a sua dieta diária com alguns alimentos fontes naturais de ácido fólico e ferro. Assim, alimentos como laranja, espinafre, lentilhas ou o feijão, são uma fonte importante de ácido fólico.

Já alimentos como agrião, grão-de-bico, salsa ou carnes de animais, são essenciais para combater a anemia.

Durante esta fase da gravidez pode ocorrer um problema no correto desenrolar do desenvolvimento do embrião, em que este se fixa nas paredes das trompas de Falópio ou noutro local, em vez de se fixar nas paredes do útero.

Esta situação, denominada de gravidez etópica, pode provocar sintomas como dores pélvicas intensas ou cólicas fortes num dos lados do corpo.

Caso sinta estes sintomas, consulte o seu médico, que irá então fazer um ultrassom para confirmar ou despistar a gravidez etópica. Caso se confirme, a gravidez terá de ser abortada.

Fotos de barrigas numa gestação de 6 semanas

Foto De Barriga Com 6 Semanas De Gravidez, Primeiro Bebê

6 Semanas De Gravidez, Primeiro Bebê

Fotos De Uma Gestação De 6 Semanas, Segundo Bebê

Segundo Bebê

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Camille Rocha Risegato

Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093

Dra Camille Vitoria Rocha Risegato - CRM SP nº 119093 é formada há 14 anos pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro.

> Consultar CRM (Fonte: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_medicos&Itemid=59)

Dra Camille mudou-se para São Paulo onde realizou e concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 25978) no Centro de Referência de Saúde da Mulher no Hospital Pérola Byington em 2007.

Em 2008 se especializou em Patologia do Trato Genital Inferior nesse mesmo serviço. Ainda fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia na Escola Cetrus.

Trabalha em setor público e privado, atendendo atualmente em seu consultório médico particular situado na Avenida Leoncio de Magalhães 1192, no bairro do jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Também pode encontrar a Dra Camille no Linkedin, Facebook e Instagram

.
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24