Desenvolvimento do Bebê com 10 Meses

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Aos 10 meses de idade, o bebê começa já a conseguir articular algumas palavras simples, sentir maior curiosidade pelo mundo que o rodeia, e está quase a conseguir andar sozinho.

O bebê revela uma evolução motora e cognitiva acelerada, mostrando de dia para dia novas etapas do seu desenvolvimento. Conheça de seguida as características esperadas num bebê com 10 meses.

Desenvolvimento do bebê de 10 meses

Quando atinge os 10 meses, o bebê pode já ter 6 dentes: os 2 dentinhos frontais inferiores e os 4 dentinhos frontais superiores.

Nesta fase, o bebê começa a usar o seu dedo indicador para explorar o que o rodeia, revelando ainda uma personalidade mais vincada, mostrando o seu desagrado quando o deixam sozinho, e o seu ciúme quando a mão pega noutra criança ao colo.

Nesta idade, o bebê prefere já estar sentado ou em pé quando está acordado, começando ainda a perceber a função de alguns objetos.

Além disso, aos 10 meses de idade, o bebê é capaz de:

– bater palmas;

– segurar dois objetos com apenas uma das mãos;

– manter-se em pé, sustentando o corpo com as suas pernas, apoiado às grades do berço;

– andar apoiado em alguém ou em móveis;

– dizer palavras simples como “tchau” ou “não”.

Como referimos em cima, estas são as características habituais e esperadas para um bebê desta idade.

Contudo, como as crianças são todas únicas e diferentes, é natural que nem todos os bebês tenham estas características nesta fase. Algumas podem estar um pouco atrasadas e outras um pouco adiantadas, sendo isso perfeitamente normal.

O ritmo de cada bebê é diferente e tem de ser respeitado. De modo a que o crescimento e desenvolvimento do seu filho seja devidamente acompanhado, leve-o regularmente a um pediatra.