Desenvolvimento do Bebê com 11 Meses

Ao atingir os 11 meses de idade, o bebê está quase a alcançar um dos marcos da sua vida: o primeiro ano. Nesta altura, o bebê está já numa fase bastante acelerada do seu desenvolvimento motor e cognitivo, tendo já diversas habilidades e começando a puxar ele próprios os adultos para brincar com ele.

De seguida pode conhecer as várias características esperadas num bebê com 11 meses.

Desenvolvimento do bebê de 11 meses

Com 11 meses de idade, o bebê começa já a interagir mais com as outras crianças, exprimindo alegria quando as vê irem ter consigo. Nesta fase, começa já a ter maior noção de espaço e tempo, e revela maior curiosidade, gostando de ver livros com imagens e revistas.

O bebê, aos 11 meses, começa a ficar irritado e rabugento quando é contrariado. Além destas características, o bebê é capaz de:

– segurar sozinho o copo, com as duas mãos, para beber;
– levantar-se sozinho;
– caminhar apoiado num adulto;
– sentar-se de modo a conseguir apanhar uma bola;
– desamarrar os nós dos sapatos;
– entender e compreender expressões como “aqui” ou “onde”;
– entender e obedecer certas ordens simples como “não”;
– perceber palavras repetidas;
– conhecer algumas palavras simples;
– fazer rabiscos com lápis;
– direcionar o seu olhar para onde você aponta.

Nesta fase da sua vida, é fundamental respeitar o ritmo do bebê. Ao contrário do que se possa pensar, nem todos os bebês evoluem à mesma velocidade, sendo isso perfeitamente natural.

Cada bebê é único e com um ritmo próprio, devendo por isso ser respeitado e não forçado a fazer algo para o qual ainda não está preparado. Leve o seu bebê regularmente ao pediatra, de modo a que ele seja devidamente acompanhado.