-->Desenvolvimento do Bebê com 3 Meses - Educar Saúde

Desenvolvimento do Bebê com 3 Meses

Publicado em 16/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Aos 3 meses de idade, o bebê está em pleno desenvolvimento. Já não passa a maior parte do seu tempo a dormir, começando a interagir mais com o mundo que o rodeia.

Apesar de ainda não ver muito bem, estando ainda a aprender a controlar os músculos dos seus olhos, o bebê está já familiarizado com o rosto da mãe. Nesta fase do seu desenvolvimento o bebê começa a sorrir para pessoas estranhas, especialmente quando falam ou sorriem para ele.

Conheça de seguida as características esperadas e habituais num bebê com 3 meses.

Desenvolvimento do bebê de 3 meses

Relativamente ao seu desenvolvimento motor, por volta do 3º mês, quando deitado de barriga para baixo, o bebê consegue levantar a sua cabeça para cima e mantê-la nessa posição algum tempo.

Pode já conseguir sentar-se com apoio, sustentando a cabeça. Nesta fase, o bebê começa a revelar uma melhor coordenação motora de pernas, braços e mãos. Se colocar o bebê com os pés no chão, enquanto o segura pelas mãos, ele já irá fazer força com as pernas para empurrar o chão. Nesta fase o bebê já consegue abrir os dedos e unir as mãos.

Quanto ao seu sono, um bebê com 3 meses começa a ficar com o seu horário de sono definido, podendo até já conseguir dormir a noite toda. Contudo, há também bebês que ainda vão acordar uma ou mais vezes durante a noite para mamar, durante alguns meses.

No que diz respeito ao seu desenvolvimento cognitivo, o bebê tem nesta fase criado um elo com a mãe, estando já familiarizado com o seu rosto e com a sua voz. A partir desta altura, já começa a distinguir as caras familiares e mostrar preferências. Aos 3 meses, o bebê pode também começar a tentar emitir alguns sons, especialmente quando estimulado com a voz da mãe.

Além destas características, um bebê com 3 meses é capaz de:

– quando está deitado de lado, girar o seu corpo;

– emitir sons como “hghh” ou “ahh”;

– ter um campo de visão 180º.

É importante relembrar que estas são as características esperadas, podendo o seu bebê atingir ou não este grau de desenvolvimento aos 3 meses. Cada bebê tem o seu próprio ritmo, e como tal, este deve ser respeitado. Consulte regularmente um pediatra de modo que o crescimento e o desenvolvimento do bebê sejam devidamente acompanhados.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook