-->Desenvolvimento do Bebê com 5 Meses - Educar Saúde

Desenvolvimento do Bebê com 5 Meses

Publicado em 16/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

 

Quando o bebê atinge os 5 meses, inicia-se a fase de exploração do mundo que o rodeia, brincando e manipulando os objetos ao seu alcance, colocando-os também na boca.

Nesta altura o bebê consegue já agarrar em objetos e transferi-los de uma mão para a outra. Conheça de seguida as características habituais e esperadas num bebê com 5 meses.

Desenvolvimento do bebê de 5 meses

Nesta fase do seu desenvolvimento, o bebê apresenta maior simetria na sua cabeça e membros, tendo já uma postura firme, conseguindo sentar-se, mantendo as costas direitas e sustentando o peso da cabeça.

Quando deitado de barriga para baixo, já consegue rolar para o lado, tendo ainda a capacidade de usar a palma das mãos para tentar levantar-se, conseguindo elevar a cabeça e os ombros durante algum tempo.

Como referimos em cima, esta fase é caracterizada por uma explosão de atividade, onde o bebê experimenta e explora os objetos que estão ao seu alcance. Por exemplo, coloca os brinquedos na boca, transfere objetos de mão para mão, coloca o pé na boca, tenta morder o dedo da mãe ou do pai, etc.

Aos 5 meses, a sua visão está mais definida, e como tal, o bebê começa a estranhar pessoas que não reconhece. Também nesta fase o bebê começa a divertir-se com os sons que emite, rindo e usando esses sons para interromper as conversas dos adultos e chamar a sua atenção.

Além destas características, um bebê com 5 meses é capaz de:

– expressar susto, medo, ansiedade, raiva, excitação e alegria;
– usar o contato físico para comunicar;
– quando chamado pelo seu nome, reconhecê-lo e virar-se para a origem do som;
– responder quando chamado;
– reconhecer quando a mãe ou o pai estão zangados;
– emitir as consoantes B e D;
– levantar os braços para ir para o colo ou para ser retirado do berço.

Estas características são as esperadas aos 5 meses de idade. Contudo, cada criança tem o seu ritmo, que deve ser respeitado. Leve o seu bebê regularmente ao pediatra, para que ele seja devidamente acompanhado durante o seu crescimento e desenvolvimento.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook