Desenvolvimento do Bebê

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

Logo a partir do momento em que o bebê nasce, ele fica sujeito aos estímulos provenientes do mundo que o rodeia, sendo esses estímulos que o ajudam a desenvolver-se, tanto física como intelectualmente.

Apesar de cada criança nascer com uma propensão genética para determinadas capacidades, na realidade, apenas sendo devidamente estimulada é que a sua inteligência e as suas habilidades motoras poderão atingir todo o seu potencial.

É assim essencial logo desde muito cedo, começar a estimular física e intelectualmente o bebê, de modo a ajudá-lo a desenvolver a sua parte motora e cognitiva.

Em baixo poderá conhecer uma atividade que pode fazer com o seu filho, quando tiver por volta dos 10, 12 meses de idade (tem de conseguir estar de pé), que irá estimular a sua coordenação motora, mas também, o seu desenvolvimento cognitivo.

Esta atividade consiste na imitação, e como tal, para começar esta atividade, o pai, ou mãe, deve incentivar o filho a fazer o mesmo que ele, como se fosse uma brincadeira. Inicie colocando-se de pé, segurando-se nas costas de uma cadeira, pedindo ao filho que faça o mesmo, ou colocando-o nessa posição.

De seguida, deve levantar um dos seus pés, e pedir ao bebê que faça o mesmo. Por exemplo, pode levantar o seu pé esquerdo para frente, ou então, o pé direito para o lado, pedindo que o bebê repita. Se ele não conseguir fazer à primeira, repita as vezes que forem necessárias até ele perceber como se faz.

Esta atividade, além de desenvolver a coordenação motora, vai também ajudar a desenvolver o equilíbrio, a força e a flexibilidade muscular. Além disso, vai trabalhar a atenção e concentração, além de ajudar o bebê a ter maior noção do seu corpo e da lateralidade.

Para tornar esta atividade mais divertida e motivadora para o bebê, pode usar música, ou mesmo, cantar as várias instruções. Ele irá ver tudo como uma brincadeira, tornando-se mais fácil ele colaborar.

Leia todos o tópicos publicados em » Desenvolvimento do Bebê.