-->Desenvolvimento do Bebê - Educar Saúde

Desenvolvimento do Bebê

Publicado em 16/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Logo a partir do momento em que o bebê nasce, ele fica sujeito aos estímulos provenientes do mundo que o rodeia, sendo esses estímulos que o ajudam a desenvolver-se, tanto física como intelectualmente.

Apesar de cada criança nascer com uma propensão genética para determinadas capacidades, na realidade, apenas sendo devidamente estimulada é que a sua inteligência e as suas habilidades motoras poderão atingir todo o seu potencial.

É assim essencial logo desde muito cedo, começar a estimular física e intelectualmente o bebê, de modo a ajudá-lo a desenvolver a sua parte motora e cognitiva.

Em baixo poderá conhecer uma atividade que pode fazer com o seu filho, quando tiver por volta dos 10, 12 meses de idade (tem de conseguir estar de pé), que irá estimular a sua coordenação motora, mas também, o seu desenvolvimento cognitivo.

Esta atividade consiste na imitação, e como tal, para começar esta atividade, o pai, ou mãe, deve incentivar o filho a fazer o mesmo que ele, como se fosse uma brincadeira. Inicie colocando-se de pé, segurando-se nas costas de uma cadeira, pedindo ao filho que faça o mesmo, ou colocando-o nessa posição.

De seguida, deve levantar um dos seus pés, e pedir ao bebê que faça o mesmo. Por exemplo, pode levantar o seu pé esquerdo para frente, ou então, o pé direito para o lado, pedindo que o bebê repita. Se ele não conseguir fazer à primeira, repita as vezes que forem necessárias até ele perceber como se faz.

Esta atividade, além de desenvolver a coordenação motora, vai também ajudar a desenvolver o equilíbrio, a força e a flexibilidade muscular. Além disso, vai trabalhar a atenção e concentração, além de ajudar o bebê a ter maior noção do seu corpo e da lateralidade.

Para tornar esta atividade mais divertida e motivadora para o bebê, pode usar música, ou mesmo, cantar as várias instruções. Ele irá ver tudo como uma brincadeira, tornando-se mais fácil ele colaborar.

Leia todos o tópicos publicados em » Desenvolvimento do Bebê.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook