Os bebês com Síndrome de Down apresentam um desenvolvimento motor mais lento do que uma criança sem este problema de saúde, no entanto, se forem devidamente estimulados é possível desenvolver e potenciar as suas capacidade motoras mais cedo.
Qualquer bebê com Síndrome de Down consegue sentar-se, gatinhas, andar e falar, como qualquer outro bebê, mas precisa de mais algum tempo para alcançar estas metas.
O desenvolvimento motor na Síndrome de Down deve ser estimulado a partir de 1 mês de vida do bebê e isso é algo que deve ser feito por profissionais, como um fisioterapeuta e um psicomotricista.
O apoio de profissionais devidamente credenciados e com experiência neste campo é fulcral para o desenvolvimento da criança.
A estimulação que é feita em casa pelo pais também é muito importante e deve complementar o trabalho desenvolvido pelos profissionais. Idealmente, os profissionais devem orientar os pais para ajudarem o seu filho a desenvolver-se mais rapidamente.
Ao fazer uma comparação entre o momento em que o bebê consegue manter-se sentado sozinho por mais de 1 minuto conclui-se que:
- Bebê sem problemas de saúde – 6 meses de idade
- Bebê com síndrome de Down estimulado – 7 ou 8 meses de idade
- Bebê com síndrome de Down não estimulado – 10 ou 12 meses de idade
Assim, é fácil perceber-se a importância da estimulação motora dos bebês com síndrome de Down.
Atualmente, existem várias associações de pais e familiares de crianças com síndrome de Down que ajudam a encontrar a forma certa para promover o melhor desenvolvimento motor na síndrome de Down.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541
A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:
- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.
- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.
- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .
Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337