Desenvolvimento Psicológico do Bebê

Durante muitos anos, o desenvolvimento psicológico do bebê era apenas considerado a partir do seu nascimento.

Contudo, estudos mais recentes mostram que os bebês começam a desenvolver-se psicologicamente ainda dentro da barriga da mãe.

Assim, os últimos conhecimentos revelam que tudo o que a criança experiencia enquanto está no útero, terá influência na sua personalidade.

A estimulação cognitiva do bebê inicia-se ainda durante a gravidez, seja através dos comportamentos maternos, seja pelas palavras e músicas ouvidas, seja simplesmente pelos sentimentos nutridos pela mãe.

Tudo isto terá uma influência importante no desenvolvimento físico e psicológico do bebê. Quanto maior for a estimulação positiva do bebê durante a gestação, mais feliz e calmo ele será depois de nascer.

Assim, para que consiga estimular positivamente o seu bebê durante a gravidez, há um conjunto de comportamentos importantes que deve seguir.

Acariciar a barriga, relacionar-se com o bebê tendo bons sentimentos e pensamentos, conversar com ele, e colocar música calma e relaxante, são tudo comportamentos que o estimulam e ajudam a acalmar.

Além disso, ao conversar muito com ele, ajudará o bebê a reconhecer mais facilmente e mais rapidamente a voz da mãe depois do nascimento.