Diabetes – Complicações da diabetes mellitus

Conheça quais são as principais Complicações da diabetes mellitus:

Os níveis elevados de glicemia no sangue causam danos nos vasos sanguíneos e geram várias outras complicações a longo prazo. Manter o controlo da taxa de glicose é imprescindível para evitar estes transtornos.

Cegueira: as alterações nos vasos sanguíneos dos olhos podem provocar sangramentos e lesões na retina levando á perda da visão, chamada de retinopatia diabética.

Problemas cardiovasculares: As alterações nos vasos sanguíneos atingem o cérebro, coração e membros inferiores e podem ocorrer derrame cerebral, infarto e angina.

Amputação de membros inferiores: As lesões nos vasos geram problemas de circulações e diminuem a sensibilidade nos membros inferiores. O pé do paciente diabético é suscetível a feridas com difícil cicatrização que podem se transformar em úlceras. No caso de infecções, é necessária a amputação.

Impotência: o problema de circulação pode atingir o pênis e causar problemas de ereção.

Insuficiência renal: Os problemas de circulação comprometem também a filtração do sangue pelos rins. Caso não seja iniciado o tratamento com a medicação adequada, o quadro pode resultar em falência renal.