-->Diabetes - Complicações da diabetes mellitus - Educar Saúde

Diabetes – Complicações da diabetes mellitus

Publicado em 22/02/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Conheça quais são as principais Complicações da diabetes mellitus:

Os níveis elevados de glicemia no sangue causam danos nos vasos sanguíneos e geram várias outras complicações a longo prazo. Manter o controlo da taxa de glicose é imprescindível para evitar estes transtornos.

Cegueira: as alterações nos vasos sanguíneos dos olhos podem provocar sangramentos e lesões na retina levando á perda da visão, chamada de retinopatia diabética.

Problemas cardiovasculares: As alterações nos vasos sanguíneos atingem o cérebro, coração e membros inferiores e podem ocorrer derrame cerebral, infarto e angina.

Amputação de membros inferiores: As lesões nos vasos geram problemas de circulações e diminuem a sensibilidade nos membros inferiores. O pé do paciente diabético é suscetível a feridas com difícil cicatrização que podem se transformar em úlceras. No caso de infecções, é necessária a amputação.

Impotência: o problema de circulação pode atingir o pênis e causar problemas de ereção.

Insuficiência renal: Os problemas de circulação comprometem também a filtração do sangue pelos rins. Caso não seja iniciado o tratamento com a medicação adequada, o quadro pode resultar em falência renal.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858