-->Diálise Peritoneal - Continua e Automática - Educar Saúde

Diálise Peritoneal – Continua e Automática

Publicado em 10/05/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

DIÁLISE PERITONEAL
O objectivo da diálise peritoneal é exactamente o mesmo que o da hemodiálise: filtrar o sangue. A diferença está no facto de que, neste processo, o sangue não sai do corpo, sendo filtrado dentro do mesmo, utilizando uma membrana natural que actua como filtro, o peritoneu. Através de um cateter que se coloca no abdómen do paciente, com uma pequena cirurgia e anestesia local, introduzem-se 2 litros de um líquido de diálise, que fará a função do rim: depurar o sangue. O liquido ao absorver as substâncias de refugo vai ficando turvo, pelo que é necessário trocá-lo periodicamente por outro limpo, num processo denominado intercâmbio. Dependendo da forma como se realiza este intercâmbio há dois tipos de diálise peritoneal. Ambas são eficazes e levam-se a cabo em casa do paciente. O especialista ajudará o doente a decidir que opção é a mais adequada, que lhe condiciona menos a vida e lhe permite sentir-se mais cómodo.

DIÁLISE PERITONEAL CONTINUA
A diálise peritoneal contínua é quando o intercâmbio do líquido de diálise se realiza manualmente pelo próprio três ou quatro vezes ao dia. O paciente escolherá um quarto em que portas e janelas permaneçam fechadas e, levando ao extremo as medidas higiénicas – devido ao risco de infecção -, troca o líquido por outro limpo, seguindo sempre as instruções dos profissionais de saúde.

DIÁLISE PERITONEAL AUTOMÁTICA
A diálise peritoneal automática também é levada a cabo em casa, mas com a ajuda de uma máquina conhecida como recicladora. Esta está encarregue de realizar as trocas do líquido de diálise, de forma automática, durante a noite, enquanto o paciente dorme. Por vezes, esta técnica combina-se com uma ou duas trocas manuais durante o dia, porque a dose administrada pela máquina não é suficiente.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.