O que pode ser Diarreia vermelha? Descubra 6 causas

Para serem normais, as fezes geralmente devem ser sólidas, macias e marrom. Entenda que, apesar de desagradável, a diarreia geralmente não é um sinal de algo grave. No entanto, quando a diarreia é vermelha ou tem vestigios de sangue, pode ser sinal de um problema de saúde.

A diarreia ocorre quando a matéria alimentar digerida e a água passam pelos intestinos de forma muito rápida. Em vez de formar uma massa sólida, o material passa em forma líquida.

Por ser um sinal de alarme, neste artigo explicamos as possíveis causas e o tratamento da diarreia vermelha, bem como o significado das outras cores das fezes.

Alimentos Vermelhos, Incluindo Beterrabas, Podem Ser Uma Causa De Diarreia Vermelha.

Causas

Seis causas da diarreia vermelha:

Disenteria

Este é o nome que recebem os casos de diarreia com sangue. As causas mais comuns de disenteria são as bactérias Shigella ou Entamoeba histolytica, um parasita que pode causar infecções graves que inflamam o intestino o suficiente para resultar em sangramento.

Consumo de alimentos Vermelhos

Os alimentos que são naturalmente vermelhos ou contêm algum corante vermelho, podem também tornar as fezes vermelhas. Os alimentos que podem causar fezes vermelhas incluem beterraba, cranberries, doces vermelhos, glacê vermelho (cobertura para bolos), alcaçuz vermelho, tomate e molho de tomate.

Hemorragia gastrointestinal

Existem uma série de condições que pode resultar em sangramento gastrointestinal, incluindo pólipos no cólon, doença inflamatória intestinal e câncer gástrico. Qualquer uma destas condições pode causar uma perda significativa de sangue que pode tornar a diarreia avermelhada.

Hemorróidas

As hemorróidas são vasos sanguíneos inchados que ocorrem dentro do reto e ânus. São também uma causa comum de sangramento retal e diarreia vermelha.

Medicamentos

Os efeitos colaterais de alguns medicamentos podem causar fezes vermelhas. Podendo também irritar o estômago e potencialmente levar à diarreia. Os medicamentos que normalmente causam fezes vermelhas incluem antibióticos líquidos.

Fissura anal

Às vezes, um simples arranhão na região anal (chamado de fissura anal) pode fazer com que as fezes pareçam sangrentas.

Outras cores de fezes

Observar a cor das fezes pode muitas vezes ajudar a determinar a causa de alguns sintomas gastrointestinais.

As fezes podem apresentar uma grande variedade de cores, cada uma delas com as suas causas:

Fezes negras

As fezes pretas ou com consistência de borra de café, podem indicar um potencial sangramento gastrointestinal. A diarreia negra pode, por vezes, indicar uma hemorragia digestiva alta, porque o sangue teve mais tempo para percorrer o trato gastrointestinal e ficar escuro.

Alguns alimentos, como o alcaçuz ou a ingestão de grandes quantidades de suco de uva, também podem fazer as fezes ficarem negras.

Fezes verdes

As fezes verdes pode indicar a presença de bílis nas fezes. Para além disso, tomar suplementos de ferro também pode fazer com que as fezes fiquem verdes escuras.

Fezes claras ou esbranquiçadas

Fezes pálidas ou argilosas podem ser indicativo de pedras no ducto biliar. Se juntamente com este evento a pessoa observar também a urina escura, é sinal de que a vesícula biliar ou o fígado podem ser a causa. Os antiácidos que contêm hidróxido de alumínio também podem causar fezes claras.

Fezes amareladas, gordurosas: As fezes amarelas podem ser um sinal de uma infecção ou um distúrbio de má absorção, como a doença celíaca por exemplo.

Beber água Com Frequência Pode Ajudar A Prevenir A Desidratação Causada Pela Diarreia.

Tratamento

Quando a pessoa tem diarreia, perde quantidades significativas de fluido através das fezes, podendo levar à desidratação.

Nestes casos o indivíduo deve ir bebendo pequenos goles de água ou tomar uma bebida de reposição de eletrólitos, para ajudar a repor a água perdida.

A diarreia é muitas vezes uma forma do corpo se livrar de um vírus indesejado. Em vez da medicação, que pode ainda agravar qualquer problema presente no intestino, os médicos em alguns casos, encorajam o indivíduo a permitir que a diarreia siga seu curso (termine por ela própria).

No entanto, a diarreia prolongada pode exigir tratamento adicional, como a administração de fluidos intravenosos e medicamentos para reduzir as cãibras intestinais.

Nos casos graves de disenteria, recomenda-se o uso de antibióticos, medicamentos amebicidas, ou ambos, quando a causa exata é desconhecida.

Quando a diarreia vermelha ocorre devido a um sangramento gastrointestinal, pode haver necessidade de uma transfusão de sangue até que o corpo possa produzir mais sangue. Esse procedimento é realizado em hospital, e o paciente precisará permanecer lá até que o hemograma esteja dentro dos limites normais.

Quando a diarreia vermelha tem como causa alguma medicação que o indivíduo toma, nestes casos deve-se consultar o médico sobre as melhores alternativas.

Prevenção

Algumas formas de ajudar a prevenir a diarreia vermelha no futuro incluem:

Limpar cuidadosamente todas as áreas de preparação de alimentos.

Cozinhar os alimentos completamente, uma vez que os alimentos crus são mais propensos a transportar as bactérias Shigella.

Beba água engarrafada ou fervida quando viajar para outro país.

Evite o contato sexual com uma pessoa com uma infecção por shigelose ativa ou que tenha estado recentemente doente com o vírus da Shigella.

Não beba água usada para fins recreativos, como água de um lago ou rio.

Lave as mãos frequentemente com sabão e água, principalmente depois de tocar em superfícies contaminadas ou trocar fraldas.

Se A Pessoa Tiver Calafrios E Febre Acompanhada De Diarreia Vermelha, Deve Consultar O Médico

Quando consultar o médico

A diarreia com sangue pode ser sinal de uma emergência médica, e o indivíduo deve consultar o médico o mais rápido possível. Outros sintomas indicadores de que o indivíduo deve visitar o médico:

  • arrepios
  • diarreia que dura mais de 2 semanas
  • desmaio
  • febre que é 101 ° F ou superior
  • diarreia grave que dura mais de 2 dias
  • vômito
  • dor ou cãibras que pioram com o tempo

Embora a diarreia nem sempre seja motivo de preocupação, o sangramento grave ou persistente é considerado uma emergência médica.

Ver referências +