-->Dicas de maquiagem - Educar Saúde

Dicas de maquiagem

Publicado em 16/05/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Esclareça algumas das dúvidas mais comuns com as nossas dicas de maquiagem:

Posso fazer a maquiagem sobre a pele sem creme?

Ainda que os actuais produtos de maquiagem tenham componentes hidratantes e até substâncias com alguma capacidade de proteger a pele contra a nocividade da radiação solar, a verdade é que não se pode confundir produtos de maquiagem com produtos de tratamento. Por isso, eles apenas têm como objectivo, para além do embelezamento do rosto, fazer um reforço da acção dos cremes de tratamento que se devem aplicar sobre a pele antes de fazer a maquiagem.

Se a pele for oleosa pode usar-se qualquer tipo de fond-de-teint?

A pele oleosa tem, naturalmente, um excesso de gordura devido à intensa actividade das glândulas sebáceas. Por esse motivo, a maquiagem que, sendo lipossolúvel, acaba por se dissolver na presença da gordura que se vai instalando na superfície da epiderme. Para que a maquiagem “aguente” mais tempo, é importante que use um fond-de-teint oil-free. Ou seja, uma base especialmente indicada para peles oleosas que, tendo na sua composição uma mistura de pó, ajuda a absorver o excesso de gordura que se aloja na superfície da pele. Para além disso, não é comedogénica – não estimula a formação de pontos negros.

Há solução para corrigir de forma permanente as sobrancelhas que têm falhas de pêlos?

Existe a possibilidade de fazer micropigmentação. Ou seja, uma infiltração de pigmentos naturais com um processo semelhante ao da tatuagem, mas com um tempo de duração que pode oscilar entre o ano e meio a dois anos. A vantagem é que, passado esse tempo e começando a desaparecer o pigmento, pode sempre alterar ligeiramente o formato das sobrancelhas, se assim o desejar. As vantagens mais comuns baseiam-se no facto de não ter de retocar ou corrigir as sobrancelhas todas as manhãs antes de sair de casa.

O rímel à prova de água pode usar-se sempre?

Como qualquer outro produto de maquiagem de qualidade, o rímel, ou máscara para pestanas, à prova de água não prejudica a saúde das pestanas e tem a vantagem de não esborratar, o que é ideal para quem tem a pele oleosa ou transpira bastante. De qualquer forma, é um produto que se deve retirar todas as noites antes de se deitar, até sentir que as pestanas estão completamente limpas.

Como fazer para manter o batom por mais tempo?

Existem os chamados “fixadores de batom”, que têm exactamente esse efeito: o de fazerem com que o batom dure mais tempo sobre os lábios. Pode-se encontrar no mercado dois tipos de fixador: em creme, para aplicar sob o batom; ou em líquido, que será aplicado com um pincel sobre o batom.

Que fazer para dar melhor definição ao lábios?

Se tiver paciência e jeito, pode recorrer a um lápis de uma tonalidade ligeiramente acima da cor do seu batom e fazer um contorno, de modo que os lábios fiquem com a definição pretendida. Em seguida, aplica-se o batom e esbate-se depois o lápis com o batom, usando um pincel para lábios (se não gostar de ver o traço do lápis muito evidente). Tal como acontece com as sobrancelhas, pode ainda recorrer à micropigmentação para um resultado permanente.

Há algum truque para fixar a maquiagem em geral?

Depois de feita toda a maquiagem, experimente pulverizar o rosto com água em spray, muito cuidadosamente para que o rímel não escorra, nem a restante maquilhagem. Deixe secar e a maquilhagem permanecerá por mais tempo.

Como disfarçar as vermelhidões?

Para disfarçar as zonas avermelhadas do rosto, existem uns correctores especiais de cor verde. Aplicam-se por cima das zonas vermelhas para neutralizar este efeito. Deve-se deixar secar um pouco. A seguir, espalha-se em todo o rosto um fond-de-teint de cor mate para uniformizar.

Que se deve fazer quando o lápis fica seco e não desliza?

Por vezes, quando a temperatura do ar está muito fria, os lápis ressecam o bico e custam a deslizar. Para que isto não aconteça, aproxime o bico do lápis de uma pequena chama de um isqueiro para que dissolva um pouco. Ou então, afie bem a ponta para que a nova que é obtida seja mais macia ao espalhar.

Porque se deve retirar a maquiagem à noite?

Porque apesar de não ser nefasta para a epiderme, a pele vê todas as suas funções metabólicas mais dinamizadas durante a noite como a sua desintoxicação, oxigenação e capacidade de absorção dos princípios activos dos cremes. Por esse motivo, deve-se libertá-la completamente de qualquer resíduo de maquiagem.

Sugestões de leitura:

Maquiagem para Nariz

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.