Dicas e cuidados para manter a pele jovem, bonita e saudável

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Manter uma pele bonita e jovem pode-se tornar numa tarefa bastante complicada. Conheça algumas dicas de cuidados a ter em consideração:

pele sensivel

A pele que cobre todo o corpo humano é agredida constantemente por agentes exteriores, como o sol, o frio, o vento, a poluição e o calor. Apesar das três camadas que a constituem (a derme, a epiderme e a hipoderme), serem resistentes, a pele exige uma grande protecção e cuidado para se manter limpa, jovem e macia.

Óbvio que um dos objectivos mais conhecidos é retardar o envelhecimento. As primeiras rugas começam a aparecer a partir dos 30, mas se prevenir, cuidando da sua pele, não sentirá a idade pesar na sua pele. Além disso, cuidar da pele evita diferentes problemas associados ao maior órgão do corpo humano: inflamações, eczemas, acne e dermatites.

Antes de conhecer quais os principais cuidados que deve ter para manter a pele jovem, bonita e rica em saúde, deve conhecê-la e perceber qual é a sua tipologia.

Tipos de pele

Peles normais, peles mistas, peles oleosas, peles secas e peles sensíveis são tipologias de pele com características e propriedades muito diferentes umas das outras. Mas todas precisam dos mesmos cuidados: hidratação e limpeza.

Dicas e Cuidados a ter

Diariamente, a pele deve ser limpa pelo menos duas vezes, ao acordar e ao deitar com soluções preparadas e próprias para cada tipo de pele.

Por exemplo, as peles oleosas devem ser limpas com soluções de limpeza oil-free. As peles secas não devem ser limpas com sabonete. Depois da limpeza, a pele deve ser hidratada com cremes hipoalergénicos e hidratantes.

Enquanto a pele oleosa deve ser hidratada com cremes naturais, a pele sensível deve ser hidratada com cremes sem álcool.

Semanalmente, a pele deve ser esfoliada para retirar as células mortas da pele e regenerar células activas que se traduzem na pele através de maior firmeza e na maior produção de colagénio, propriedade que mantém a elasticidade e diminui as rugas e linhas de expressão.

Outra das dicas a reter é ter cuidado com a luz solar. Apesar de fazer bem aos ossos, os raios ultravioletas envelhecem a pele, deixando marcas para toda a vida.

Alimentação Equilibrada

Por último deve apostar numa alimentação variada e saudável. Deixe os chocolates de lado e as gorduras e aposte nas verduras e nas frutas, ricas em água, vitaminas e sais minerais. O consumo de água ajudará a manter a pele hidratada e a regenerar as células.