Dicas e Soluções Caseiras para Tratamento da Cistite

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A Cistite é um problema que ocorre na bexiga, que se carateriza por uma inflamação neste mesmo local. A cistite é geralmente originada através da infeção por bactérias que existem na nossa flora intestinal.

A origem da cistite é geralmente a que foi referida acima, embora possa haver alguns casos excecionais que possam provocar a cistite.

Os sintomas são geralmente mais ou menos os mesmos em todas as pessoas, e centram-se principalmente numa dor que ocorre na zona inferior ao ventre. Sente-se igualmente alguma sensação de ardor no ato de urinar. Em algumas pessoas podem mesmo surgir problemas de Febre, por exemplo.

Existem alguns tratamentos que visam tratar este problema. A maioria dos tratamentos faz-se pelo uso de Antibióticos, já que neste caso estamos efetivamente a falar de uma infeção.

Por outro lado, é importante que se tomem alguns medicamentos (com receita médica) que possam ajudar ao alívio das dores.

vinagre de maçã ou cidra (Sidra)

Solução caseira para tratamento da cistite

No entanto, para além destes medicamentos já referidos, existem receitas naturais que nos permitem tratar a cistite.

É relevante desde já mencionar que esta solução caseira não é nem deve ser utilizada como substituição ao antibiótico, mas sim um complemento a este.

Vejam-se os ingredientes que devemos utilizar para preparar esta solução:

• 2 colheres de sopa de vinagre;
• 3 litros de Água.

Deverá juntar a água e o vinagre num balde, com a água à temperatura normal ou para que se torne confortável no contato com a Pele.

A ideia é utilizar esta água com vinagre para lavar toda a sua zona genital. Deverá lavar essa zona no banho como normalmente faz, e de seguida utilizar esta mistura de água com vinagre para lavar a zona genital de novo. Esta é uma boa solução, já que a acidez do vinagre torna-o um excelente desinfetante natural.

Leia Também:

26 Remédios Caseiros para Ascite (Comprovados)

– Como Prevenir a Cistite

– Alimentos e Substâncias para tratar a Cistite: Salsa, Abóbora, Planta Guiné, Melancia

Infecções de Bexiga, Cancro da Bexiga, Vaginose Bacteriana, Infecção do trato Urinário, Prolapso Uterino