-->Dicas para Melhorar e Corrigir a Postura das Costas - Educar Saúde

Dicas para Melhorar e Corrigir a Postura das Costas

Publicado em 20/07/2017. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

Uma das razões mais habituais para o surgimento de dores nas costas, especialmente na zona lombar, mas também, de vários problemas ortopédicos, é a má postura.

Má Postura

Ter constantemente uma postura incorreta no trabalho, sentado a ver televisão ou no computador, entre outros, juntamente com o excesso de peso, sedentarismo e stress, levam ao desenvolvimento de vários problemas, causadores de dores e desconforto.

Neste artigo poderá conhecer mais sobre as consequências da má postura para a sua saúde, e ainda, algumas dicas para melhorar e corrigir a postura. Confira.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Consequências da má postura

Uma postura incorreta, especialmente quando é repetitiva e constante, leva ao surgimento de problemas musculares, lesões e dificuldades funcionais.

Estes problemas geralmente não surgem subitamente, sendo progressivas e cumulativas.

Existem situações do dia-a-dia, consideradas normais, mas que realizadas repetidamente utilizando uma postura errada, podem levar ao surgimento gradual de problemas ortopédicos.

Má Postura

Entre as várias posturas incorretas destacam-se a forma errada como está sentado, mas também, como caminha, o levantar pesos exagerados, levantar objetos pesados dobrando o tronco para a frente ou para um dos lados, tentar levantar peso com o objeto longe do corpo, baixar-se dobrando a coluna e não os joelhos, etc.

Entre as várias consequências de uma má postura, incluem-se dores nas costas, lesões dos anéis fibrosos, tenossinovite, lesão do esforço repetitivo (LER), etc.

Confira de seguida algumas dicas de como melhorar a postura no seu dia-a-dia.

Dicas para melhorar a postura

Existem várias dicas que podem ser muito úteis para melhorar a sua postura, e ao mesmo tempo, conferir as condições necessárias para se livrar de dores de costas constantes por causa de hábitos incorretos.

Confira:

– apoiar sempre os pés quando está sentado, não cruzando as pernas;

– controlar o peso, de modo a não sobrecarregar a musculatura, esqueleto, articulações e tendões;

– durante a noite deve dormir lateralmente, colocando uma almofada entre as suas pernas;

– fazer exercícios de fortalecimento muscular abdominal;

– realizar alongamentos musculares diariamente;

– realizar atividade física regular e moderada, de modo a fortalecer o seu corpo e aprender a ter uma postura mais correta;

– sentar-se de uma forma adequada, apoiando sempre as costas na cadeira;

– utilizar sapatos com um salto alto moderado (nas mulheres).

Além disso, é muito importante aumentar a sua confiança e autoestima.

Na realidade, uma pessoa que se sinta melhor consigo própria tem uma postura corporal mais correta, com a cabeça levantada e as costas mais direitas.

Pelo contrário, alguém que se sinta “em baixo” normalmente caminha com a cabeça mais baixa, curvando assim as suas costas.

Entre as várias dicas está a realização de exercícios de correção da postura.

Assim, além de desportos como a corrida, natação e dança, ótimos para melhorar a postura, pode ainda realizar alguns exercícios em casa, que irão ajudar a corrigir alguma posição menos correta do seu corpo.

Exercício para corrigir a postura

Uma das razões que leva a uma postura incorreta é uma massa muscular abdominal fraca.

Quando isto acontece, a tendência para ficar com os ombros voltados para a frente e caídos é maior, o que leva ao encurvamento das costas.

Este problema, conhecido por hipercifose (“corcunda”), pode ser assim prevenido muitas vezes com o fortalecimento da musculatura na zona abdominal.

Assim, uma das dicas, já referidas em cima, é fortalecer a massa muscular na zona abdominal, mas também lombar.

Apesar de a realização de exercícios para corrigir a má postura deverem ser orientados por um fisioterapeuta, há alguns que pode fazer em casa.

O exercício que indicamos de seguida é bastante fácil e simples, e que pode ser feito todos os dias.

Este exercício permite corrigir algumas pequenas alterações, sendo apenas contraindicado para quem durante a sua realização sinta dormência em braços ou costas e dor.

Se for o seu caso, interrompa o exercício e consulte um fisioterapeuta.

Confira como fazer este exercício passo a passo.

Passo 1 – Encoste-se numa parede com os joelhos ligeiramente dobrados, de modo que as costas fiquem totalmente apoiadas na parede.

Passo 2 – De seguida, encoste também a cabeça na parede, colocando o queixo paralelo ao solo.

Passo 3 – Por fim dobre os braços, com a palma das mãos viradas para cima, e encoste-os à parede.

O antebraço deverá ficar paralelo ao corpo e perpendiculares ao resto do braço.

Deve ter o cuidado para que as costas se mantenham totalmente apoiadas na parede.

Passo 4 – Mantenha-se nesta posição durante cerca de 2 minutos.

Realize este exercício de correção postural diariamente, e ao fim de uma semana, aumente um minuto.

No final de cada semana acrescente sempre mais um minuto, até alcançar 5 semanas.

Há ainda outros exercícios que pode fazer em casa, e que irão ajudar a fortalecer a zona muscular da cintura, essencial para uma postura adequada, e ainda, a corrigir posições incorretas.

Para casos em que os exercícios caseiros e as dicas indicadas não sejam suficientes para aliviar as dores e melhorar a postura, deve então consultar um fisioterapeuta e realizar o tratamento RPG (Reeducação Postural Global).

Este consiste num conjunto de vários tratamentos e técnicas eficazes que conseguirão corrigir a postura e dessa forma, melhorar a sua qualidade de vida e os problemas ortopédicos que o afetam.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.