Dicas para aliviar cãibras

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

As cãibras são um problema que afeta muitas pessoas, principalmente desportistas ou pessoas normais em menores condições físicas do que aquelas que deveriam ter.

Ler Também:

Este problema não é considerado uma doença, pois efetivamente não o é. Se quisermos definir uma cãibra podemos dizer que se trata de uma contração muscular que acontece de forma involuntária.

Esta contração involuntária e incontrolável poderá ser geralmente dolorosa, e é este o aspeto mais desagradável das cãimbras.

Estas costumam surgir em pessoas que raramente praticam desporto, sendo que quando praticam a fadiga muscular poderá levar a contrações dos músculos das várias partes do corpo.

Por outro lado, desportistas com tempos de paragem ou com uma condição física inadequada podem também sofrer de cãibras.

Dicas para aliviar cãibras

Tradicionalmente recomenda-se o consumo de banana para pessoas que estejam a sofrer deste problema frequentemente, já que o problema aqui relatado está relacionado com baixos níveis de potássio e a banana é rica em potássio.

No entanto, a nossa solução caseira assenta noutro alimento que possui poderes muito relevantes, não apenas para cãibras mas também para outros problemas.

Falamos do pinhão. O pinhão apresenta-se como uma excelente solução caseira para combater o problema das cãibras.

Estima-se que cerca de 100 gramas deste produto consigam ser o suficiente para fazer metade do consumo diário recomendado de fibra.

Para além de ajudar nas cãibras, o pinhão possui também efeitos positivos na prevenção de Gripes e na Prisão de Ventre. Relativamente à confecção, o pinhão deverá ser consumido assado, sendo esta a forma recomendada de ingerir o pinhão para obter os efeitos desejados.

Comparemos a forma de preparar o pinhão com a metodologia usada para preparar, por exemplo, Castanhas.

O seu consumo é incentivado diariamente, aliado a esforços de preparação física que tornem os músculos mais resistentes a este problema.

Saiba Como Prevenir Cãibras nas Pernas Durante a Gravidez