-->Dicas para Amamentar - Educar Saúde

Dicas para Amamentar

Publicado em 02/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Existem algumas dicas para amamentar que permitirão com que o processo de amamentação seja um processo mais eficaz e seja igualmente um processo benéfico, tanto para o bebê como para a própria mãe.

Algumas dicas importantes para amamentar e para servirem como facilitadores para a mãe incluem algumas das seguintes dicas:

  • Deverá ser ingerida uma quantidade considerável de líquidos, o que inclui água, sopas, sumos, chá ou gelatina, que tem também benefícios interessantes para o bebê;
  • O consumo de alimentos bastante ricos em nutrientes como frutas e verduras é algo bastante importante, dado que estes alimentos são ainda ricos em minerais e vitaminas;
  • Utilizar o esquema de alternância entre as duas mamas é muito importante para estimular a produção de leite materno;
  • Adoptar uma posição que seja confortável para dar de mamar ao bebê;
  • Descansar bastante, e fazê-lo especialmente nas primeiras semanas de amamentação e aproveitando para isso as alturas em que também o bebê se encontra a dormir.

As dicas aqui apresentadas irão ajudar a mãe a produzir uma quantidade maior de leite, ao mesmo tempo que lhe permitirão viver a vida nesta altura de uma forma muito mais saudável, tanto ao nível físico como ao nível emocional.

Dicas para manter o bebê acordado durante a amamentação

Manter o bebê acordado durante o período de amamentação poderá ser geralmente uma tarefa árdua mas muito importante.

O próprio processo de ingestão alimentar é algo que provoca sono ao bebê, embora alguns bebês tenham uma maior tendência para isso acontecer do que outros.

Assim sendo, vejamos algumas dicas que podem ajudar a manter o bebê acordado durante a amamentação:

  • Falar com o bebê frequentemente durante a amamentação;
  • Tocar as orelhas do bebê, ou alternativamente o seu nariz ou a planta dos seus pés;
  • Retirar algumas peças de roupa ao bebê, evitando no entanto fazê-lo demasiado sob pena de este ficar com frio;
  • Mudar a fralda do bebê;
  • Massajar o corpo do bebê no geral com movimentos suaves.

Algumas destas dicas aqui indicadas estimulam o bebê, o que faz com que este se mantenha acordado.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook