-->Dicas para curtir o verão com energia, disposição e o corpo enxuto! - Educar Saúde

Dicas para curtir o verão com energia, disposição e o corpo enxuto!

Publicado em 22/01/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

– Procure se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia. É fundamental realizar de cinco a seis refeições, sem omitir nenhuma delas. O almoço e o jantar devem ser refeições leves e de fácil digestão.

– Use a granola e os flocos de quinua no seu café da manhã adicionados ao iogurte, fruta ou suco de fruta.

– Beba bastante líquido para manter o corpo hidratado. Consuma água, sucos de frutas naturais, chás e água de coco. Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas.

– Consuma variedades de frutas, verduras e legumes. As saladas são excelentes opções para iniciar as refeições, além de fornecer vitaminas, minerais e fibras. Experimente enriquecer suas saladas com grãos integrais como trigo, cevada, quinua, amaranto e soja.

-Troque o prato grande por um de sobremesa. O cérebro associa prato cheio com saciedade e, desse modo, você comerá menos.

– Evite maionese e molhos prontos, pois são calóricos e tornam a digestão mais lenta. Utilize como temperos o azeite de oliva extra-virgem, o vinagre, o limão e ervas aromáticas como orégano, manjericão, alecrim, hortelã, entre outras.

– Evite frituras e alimentos gordurosos, prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas, pois fornecem menor teor de gordura e consequentemente menos calorias.

– Os cereais integrais são fontes de carboidratos, que fornecem energia ao organismo. Procure incluí-los em todas as refeições, pois são ricos em nutrientes e fibras, que dão sensação de saciedade e regularizam o funcionamento do intestino.

– A semente de linhaça, além de rica em fibra, aumentando a sensação de saciedade, fornece ômega-3 — um aliado contra manchas e ressecamento da pele. Use-a nos sucos, saladas e sopas.

– A castanha e as nozes são boas fontes de proteína e de nutrientes antioxidantes. Coma um punhado por dia, para manter as unhas e cabelos saudáveis.

– Para lanches boas opções são sanduíches naturais, que devem ser preparados na hora do consumo. Vale lembrar que não substituem refeições como: almoço e jantar.

– O betacaroteno e o licopeno são substâncias que auxiliam na obtenção e manutenção do bronzeado. O betacaroteno está presente em alimentos como: cenoura, abóbora, mamão, manga, pêssego, entre outros. Já o tomate, a melancia, o morango e a goiaba são alguns dos alimentos fontes de licopeno. Procure incluí-los em sua alimentação antes de se expor ao sol e mantenha o consumo durante todo o verão.

– Nos dias mais quentes, não podemos nos esquecer de repor a água e os nutrientes que perdemos, através da transpiração e do esforço físico. Minerais, como potássio, zinco e vitaminas C e do complexo B são perdidos, através do suor. Para repor esses nutrientes, temos que incluir na dieta, alimentos como os cereais integrais e frutas e verduras, de preferência, orgânicas. A Água de coco é uma excelente opção de isotonico.

– Leia os rótulos dos produtos que consome. Não leve apenas em consideração o valor calórico, mas a quantidade de sódio, gorduras totais e gorduras trans, além das fibras. Quanto mais fibra tiver maior o poder de saciedade do alimento.

– Proteja-se do Sol! O uso de protetores solares é essencial. A pele do rosto, pescoço, colo e braços, que são áreas mais expostas no dia-a-dia, merecem atenção especial. Para protegê-las dos raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento, é necessário usar diariamente o filtro solar de fator de proteção acima de 15. Evite a exposição ao sol, entre 10 e 16 horas.

Fonte: Flávia Morais – Nutricionista da rede Mundo Verde.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.