Dicas Para Facilitar a Digestão

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Os problemas de digestão afeta muitas pessoas, nomeadamente dores no estômago, dificuldade em comer, vómito, e por consequente não poderá desempenhar as suas tarefas normais.

Dicas Para Facilitar a Digestão

No entanto pode aliviar os sintomas de indisposição provocados pela dificuldade em digerir os alimentos usando um sumo de abacaxi com papaia. A papaia é rica em betacarotenos e vitamina C, sendo um fruto muito bom para ajudar a manter a saúde das artérias.

É também um antioxidante, e possui um composto denominado de papaína, que desempenha a mesma função que a pepsina no sistema digestivo, que é uma enzima digestiva que facilita a digestão das proteínas em péptidos mais simples.

Outra das propriedades da papaia valiosa para a saúde é de ajudar a corrigir a flora intestinal. Também ajuda a combater as úlceras gástricas de forma mais rápida. Existem ainda outros fatores porque se deve incluir a papaia na nossa dieta, mas para facilitar a digestão são os apresentados.

Quanto ao abacaxi é rico em vitamina C, betacarotenos e diversos minerais. Quanto à ajuda perante a digestão podemos incluir a poderosa enzima bromelina, que segundo pesquisas facilita o processo da digestão além de ter propriedades anti-inflamatórias.

Como Preparar o Suco Para Facilitar a Digestão?

Necessita de:
• 3 Rodelas grossas de abacaxi
• 2 fatias de papaia da grossura de 1 dedo
• 1 copo de água
• 1 colher de levedura de cerveja

Junte o abacaxi, a papaia, a água e a levedura de cerveja num liquidificador e bata até ter um líquido de cor homogénea. Por fim coloque essa mistura numa taça e adicione uns flocos de arroz que lhe agrade. Mexa bem e beba a seguir às refeições.

Caso sinta a mistura um pouco ácida pode adoçar com açúcar a gosto. Mas não abuse.