-->Dicas para ter uma pele bonita no verão - Educar Saúde

Dicas para ter uma pele bonita no verão

Publicado em 27/10/2014. Revisado por Equipe Editorial a 1 outubro 2018

Durante o verão a nossa pele está mais exposta ao sol, o que não só prejudica a sua aparência mas que também pode ter consequências sérias para a nossa saúde.

Para manter a pele saudável durante os dias de maior calor, é necessário implementar algumas medidas adicionais de proteção.

Para se proteger e para manter um ar jovem, siga estas dicas para ter uma pele bonita no verão:

  • O protetor solar deve ser aplicado ainda em casa e não apenas quando chegar à praia. A pele não absorve imediatamente o protetor solar e por isso, o produto deve ser aplicado meia hora antes de sair de casa.
  • Entre as 10 e as 15 horas, o índice de raios ultravioletas está no seu auge e por isso não se deve expor ao sol durante este período. Apanhar sol quando o índice de raios ultravioletas está no seu máximo, acelera o envelhecimento da pele e pode originar o surgimento de manchas e até problemas mais sérios.
  • O protetor solar deve ser aplicado em todo o corpo, incluindo nas mãos e nos pés. Na praia, é especialmente importante proteger os pés, uma vez que além da exposição solar, esta parte de corpo está em contato constante com a areia quente.
  • Os lábios também devem ser protegidos com um produto adequado.
  • Mesmo quando sabe que vai estar durante todo o tempo à sombra, debaixo de um guarda-sol, deve aplicar protetor de sol. Os raios ultravioleta refletem-se na água e na areia e atingem mesmo quem está à sombra.
  • É importante beber muitos líquidos, para manter todo o corpo bem hidratado.
  • Depois de um banho no mar, deve passar o corpo por água limpa, logo que possível, para remover o sal da pele. O mesmo é válido para os banhos de piscina, uma vez que o cloro também danifica a pele.
  • Durante o verão, deve tomar os banhos de água fria ou morna, evitando tomar banho excessivamente quente.
  • Após a exposição solar deve passar um creme hidratante na pele.
Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.