-->Dieta do Bom Humor - Educar Saúde

Dieta do Bom Humor

Publicado em 08/06/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Cardápio bem humorado – Conheça a dieta do bom humor: alimentos que causam a sensação de bem-estar

Já ouviu o clichê “Você é o que você come”? Pois, a cada dia, a ciência vem descobrindo novas propriedades e funções dos alimentos que comprovam essa teoria. E a conquista do bom humor é uma delas.

Uma pesquisa realizada recentemente na Inglaterra, denominada “Food and Mood Project” (projeto da comida e do humor), constatou que uma dieta correta pode desencadear a sensação de bem-estar, e que, em contrapartida, alguns alimentos podem estar por trás de males como Estresse, Depressão e ansiedade.

Por isso, toda atenção é pouca na hora de escolher os alimentos que estarão no seu prato. Entre os vilões do bem-viver, destaque para o consumo excessivo de açúcar, cafeína, álcool e chocolate. Apesar de provocarem uma boa sensação logo que são ingeridos, tais itens são os principais agentes de estresse.

“A ingestão de açúcar e cafeína em excesso pode elevar exagerada-mente a excitabilidade celular, provocando sensação de euforia temporária. Por outro lado, a redução sem critério do consumo de carboidratos ou proteínas pode afetar negativamente o humor, pois compromete a ação do triptofano e da serotonina”, esclarece a nutricionista do Hospital Santa Virgínia, Cláudia Itosu.

Injeção de ânimo
Para substituir o açúcar, uma opção saudável é o consumo de mel integral, rico em triptofato – responsável pela sensação de bem-estar. Também destinados a melhorar o humor, entram em cena alguns dos ‘mocinhos’: água, verduras, frutas e peixes oleosos.

“Certos alimentos têm essa capacidade de melhorar nosso estado de espírito. São aqueles ricos em ácido fólico, Ômega 3, Vitamina B6 e C e magnésio”, exemplifica Cláudia. “Outra dica é abusar de refeições mais naturais e coloridas”, completa a especialista.

Além disso, substâncias que também se destacam na busca por uma verdadeira injeção de ânimo são as frutas e sementes oleaginosas, como amêndoas, avelãs, nozes, sementes de linhaça e de gergelim e cereais integrais.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.