Dieta para a Anemia

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Dieta para a Anemia – Nutrição e  falta de Ferro:

Existe uma forma de anemia (Anemia Ferropénica) que tem as causas bem como as soluções à distância de uma garfada. Muitas vezes, este problema tem na sua origem uma insuficiência de ferro na alimentação. Saiba mais sobre a doença, Anemia Ferropriva.

Dentro do universo das carnes, os alimentos mais ricos em ferro são o fígado, rins, carne vermelha em geral e as aves, mas a somar a esta lista temos ainda o peixe, o marisco, ou as ostras. Os frutos e vegetais são outras das fontes que não devem ser riscadas do menu diário. Veja também a Dieta Rica em Ferro, uma das quatro dezenas de dietas brevemente disponíveis no espaço Dietas, procurando desgnadamente responder a todas as necessidades de alimentação especial.

A eficácia do ferro depende da capacidade que o organismo tem de o absorver. Por exemplo o ferro da carne é melhor absorvido que o proveniente dos vegetais. Existem contudo ajudantes nesta tarefa de absorção, como por exemplo a vitamina C. Onde existem os bons da fita, há sempre o vilão. Mas também existem elementos que dificultam o trabalho de absorção como o cálcio, os farelos, ou o chá.