Dieta para Grávidas

Porque uma alimentação saudável é importante antes e durante a gravidez?

O que você come cada dia, até antes que você esteja grávida, é importante para a sua saúde bem como para a saúde do seu bebê. A sua dieta antes da gravidez e enquanto você estiver grávida deve conter as vitaminas e nutrimentos necessários que o seu corpo precisará para ajudar o seu bebê a desenvolver de modo saudável.

gripe a durante a gravidez

A prática de uma alimentação saudável e a toma de um suplemento multivitamico deve ser feito todos os dias. Comece este bom hábito antes de você ficar grávida e continue comendo saudavelmente e tomando uma multivitamina pré-natal em todas as partes da sua gravidez.

Se você precisar de ajuda a escolher uma dieta adequada ao seu caso ou se tiver perguntas a fazer sobre como melhorar a sua dieta e a do seu futuro bebê, pergunte a um profissional de saúde no escritório do seu doutor ou em uma clínica local.

Como a minha dieta deve modificar-se agora que estou grávida?

Se você estiver comendo bem antes de ficar grávida, você pode só precisar de fazer algumas modificações para conseguir as necessidades nutritivas da gravidez.

Segundo a Associação Dietética americana, as mulheres grávidas devem aumentar as suas refeições habituais em varios alimentos, de quatro grupos de comida básicos (até um total de 2.500 a 2.700 calorias diariamente) que devem incluir o seguinte:

Frutas e Verduras

Sete ou mais unidades de frutos e verduras combinadas (três unidades de frutos e quatro de verduras) diariamente, para aumentar a quantidade de vitaminas e minerais no seu organismo.

Os frutos e as verduras com vitamina C ajudam você e o seu bebê a ter uma pele sã e outros tecidos, e ajudam o seu corpo a curar-se de feridas mais rapidamemte e absorver mais ferro.

Os exemplos de frutos e verduras com vitamina C incluem , morangos, melões, laranjas, mamão, tomates, pimentos verdes, repolho, e brócolos.

Os frutos e as verduras também acrescentam fibra e outros minerais à sua dieta e vão dar-lhe mais energia. Consuma mais, as verduras verde-escuras que têm vitamina A, ferro, e acido folico , que são nutrientes importantes durante a gravidez.

Um prato de frutas necessarias será = 1 maçã média, 1 banana média, 1/2 xícara de frutos cortados, 3/4 xícara de suco (sumo) de fruto

Uma prato de Verduras = 1 e xícara de verduras frondosas cruas, 1/2 xícara de outras verduras (cruas ou cozinhadas), 3/4 suco (sumo)de verduras

Pães e Cereais Enriquecidos

Aspire a nove doses. Os produtos de grão inteiros e os produtos enriquecidos como o pão, arroz, massa, e os cereais do café da manhã contêm ferro, vitaminas B, alguma proteína, minerais, e fibra de que o seu corpo precisa.

Alguns cereais do café da manhã são enriquecidos com 100 % de ácido folico, que são as suas necessidades no corpo cada dia. Mostrou-se que o ácido de Folico ajuda a prevenir alguns defeitos de nascimento sérios. Escolher cereais ou outros produtos de grão enriquecidos que contêm ácido folico é importante antes e durante a gravidez.

Um dose = 1 fatia de pão , 1/2 xícara de cereal cozinhado, arroz, ou massa, 1 xícara de cereais prontos para consumir .

Produtos lácteos

Aspire a quatro ou mais doses de produtos lácteos de baixa gordura ou sem gordura, leite,iogurte, ou outros produtos de leite como queijo que contêm bastante cálcio. Você e o seu bebê precisam do cálcio para terem ossos fortes e dentes saudaveis. Os produtos de leite também têm vitamina A e D, proteínas, e vitaminas B.

A Vitamina A ajuda no crescimento, na resistência à infecção, e á visão. As mulheres grávidas precisam de 1.000 miligramas (mg) de cálcio por dia. Se você tiver 18 anos ou for mais jovem, você precisa de 1.300 mgs de cálcio a cada dia.

Tente consumir produtos de leite de baixo indice de gordura ou sem gordura para reduzir o seu consumo de gorduras. Outras fontes de cálcio incluem verduras verde-escuras, feijões secos e ervilhas, nozes , sementes, e tofu.

Se você for uma pessoa intolerante á lactose ou não puder digerir produtos de leite, você pode ainda adquirir um suplemento de minerais extra cálcio. Existem vários produtos para reduzir a lactose ou com baixos niveis de lactose disponíveis em farmacial ou lojas de produtos naturais . Em alguns casos, o doutor poderá tambem aconselhar que você tome um suplemento de cálcio.

Uma dose = 1 xícara de leite ou iogurte, 1 onça 1/2 queijo natural ou 2 onças de queijo .

Proteínas

As mulheres grávidas precisam de aproximadamente 60 gramas da proteína por dia. Isto é o mesmo que duas ou mais doses de 2-3 onças de carne escassa cozinhada, aves (frango,peru) sem a pele ou peixe, ou duas ou mais doses de 1 onça de carne cozinhada. Não coma carnes cruas ou mal cozidas ou peixe. Estes podem fazê-la ficar doente.

Os ovos, feijões , e ervilhas também são boas formas de se obter alguma proteína. A maior parte das mulheres neste país não têm nenhum problema adquirindo pelo menos com este montante de proteína ingeridos por dia.

A proteína constrói músculos, tecidos, enzimas, hormônios, e anticorpos para você e o seu bebe. Esta comida também tem vitaminas B e ferro, que é importante para as células vermelhas do sangue.

A sua necessidade de proteínas no primeiro trimestre é pequena, mas cresce no seu segundo e terceiro trimestre quando o seu bebê está desenvolvendo mais rápido, e o seu corpo está trabalhando para conseguir encontrar as necessidades do seu bebê enquanto se desenvolve.

Uma dose de proteinas = 2-3oz. de carne escassa cozinhada, frango ou peru, ou peixe, 1 onça de carne também é = 1/2 xícara de feijões secos cozinhados, 1 ovo, 1/2 tofu em xícara, 1/3 nozes em xícara, 2 onças de manteiga de amendoim .

Devo limitar o consumo de peixe quando estou grávida?

Alguns peixes têm mercúrio, que, em altas doses, pode prejudicar o crescimento do sistema cerebral do seu bebê e o nervoso. Existem alguns peixes que você não deve comer se você estiver grávida. Aqui estão algumas dicas:

Não coma tubarão (que muitas vezes é vendido como cação), espadarte, cavala rei, ou tilefish (também chamado de caranha de ouro ou branca) porque estes peixes têm altos níveis de mercúrio.

Não coma mais de seis onças do bife de atum, atum “branco” ou “preto” por semana.

Limite o seu consumo de peixe a não mais do que 2 doses (total de 12 onças) por semana. Quando você comer peixe, escolha camarão, salmão, a pescada polaca, ou peixe-gato .

Nutrientes para uma gravidez saudável

Ácido Fólico

O ácido Fólico é uma vitamina importante para qualquer mulher que possa ficar possivelmente grávida. O ácido de Fólico é uma vitamina B que ajuda a prevenir defeitos de nascimento sérios do cérebro de um bebê ou espinha (defeitos do tubo neurais) e outros defeitos de nascimento como lábio rachados e doenças de coração congênitas.

O ácido de Fólico é necessário muito cedo na gravidez, normalmente antes de uma mulher saber que está grávida. Por isso é tão importante que todas as mulheres que possam ficar possivelmente grávidas ingiram bastante ácido folico a cada dia, começando pelo menos um mês antes da gravidez. Um modo fácil de assegurar a obtenção de bastante ácido folico diariamente é tomar um multivitaminico diário.

A maior parte dos suplementos vitaminicos vendidos contêm bastante ácido fólico. Verifique a etiqueta! O suplemento deve conter 400 microgramas (400 mcg) ou 100 % do Valor Diário (DV) de ácido folico.

Outro modo de adquirir bastante ácido fólico é comer uma dose de cereais no café da manhã que contém 100 % (DV) de ácido fólico. Somente verifique a etiqueta nutricional para estar segura — procure “100 %” ao lado de onde diz ácido folic.

Deste modo, faça uma dieta saudavel que conténha frutas e vegetais em abundância , e não se esqueça de tomar o seu ácido folico. Todos os Dias!

Ferro

Você precisa de ferro para manter o seu sangue saudavel para você e o seu bebe. Os ossos e os dentes também precisam do ferro para desenvolver-se apropriadamente.

Demasiado pouco ferro pode causar uma doença chamada anemia. Se você tiver anemia, poderá parecer pálida e sentir-se muito cansada. O seu doutor pode tambem verificar se existem sinais de anemia pelos testes de sangue regulares que são feitos em etapas diferentes da sua gravidez.

Todas as mulheres grávidas devem tomar um suplemento de ferro de dose baixa, que começa na primeira visita pré-natal, ou até mesmo antes de você estar planejando tornar-se grávida. As vitaminas pré-natais que o seu doutor prescreve ou que você encontra em uma farmacia normalmente têm a quantidade de ferro do qual você precisa.

Verifique a etiqueta para assegurar-se que contêm ferro. Se o seu doutor descobrir que você tem a anemia, ele ou ela lhe darão uma dose mais alta de suplementos de ferro para tomar algumas vezes por dia.

Você pode ajudar a prevenir a anemia comendo mais comida rica em ferro como carne vermelha , peixe, aves , frutos secos, pães de grão inteiro, e cereais fortificados com ferro.

Água

A água desempenha um papel-chave na sua dieta durante a gravidez. Ela transporta os nutrientes da comida que você come ao seu bebê e ajuda a impedi-la de adquirir constipação, hemorróidas, inchaço excessivo, e é um bom tratado urinário para infecções de bexiga.

Beber bastante água, especialmente no seu trimestre passado, impede-a de ficar desidratada. A Não obtenção de bastante água pode levá-la a ter contrações e trabalho prematuro muito antes do tempo.

As mulheres grávidas devem beber pelo menos seis a oito onças de água por dia . Você pode beber sucos de frutas, mas eles também têm muitas calorias e podem fazer que você ganhe peso extra.

O café, as bebidas suaves, e os chás que têm cafeína de fato reduzem o montante de fluidos no seu corpo, portanto eles não podem fazer parte da soma total de liquidos você precisa beber .

Devo tomar suplementos de vitaminas durante a gravidez?

Mesmo as mulheres que planejem cuidadosamente comer bem todos os dia podem estar perdendo alguns nutrientes importantes como o ácido fólico, que ajuda a prevenir defeitos de nascimento sérios no cérebro do seu bebê e espinha.

Aqueles defeitos de nascimento acontecem antes da maior parte de mulheres saberem que estão grávidas. Para ter a certeza que você está consumindo bastante ácido fólico e outras vitaminas, é útil tomar um suplemento multivitaminico ou pré-natal diário, começando antes de você estar grávida.

Mas, não exagere, porque ele quando tomado em excesso pode ser perigoso.

Quanto peso devo ganhar durante a gravidez?

Você deve ganhar peso gradualmente durante a sua gravidez, com a maior parte do peso ganho no trimestre passado.

As alturas em que ganhará mais peso e a sua quantidade são aproximadamente de duas a quatro libras durante os três primeiros meses da gravidez e três a quatro libras por mês no resto da gravidez.

O peso total médio que poderá ganhar deve ser aproximadamente de 25 a 30 libras. Mas, pode ser ligeiramente menos ou mais, dependendo do seu peso antes de você ficar grávida e a sua altura.

Segundo o Colégio americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG):

  • Se você tiver o peso inferior ao normal antes de ficar grávida, você deve alcançar entre 28 e 40 libras.
  • Se você foi preponderante antes de ficar grávida, você deve ganhar entre 15 e 25 libras.

Uma pesquisa recente mostra que as mulheres que pesam mais do que o montante recomendado durante a gravidez e que não conseguem perder este peso dentro de seis meses depois do parto estão em risco de ser obesas quase 10 anos depois.

Os quilos totais ganhos durante a gravidez incluem seis a oito libras do peso do bebê. O peso restante compõe-se de um volume de fluido (liquidos) mais alto, maiores peitos, um maior útero, fluido amniotic, e a placenta. Assegure-se de visitar o seu doutor em todas as partes da sua gravidez ,porque ele ou ela podem verificar sempre quanto voce pesa .

É difícil perder peso depois da gravidez?

Pode ser difícil perder peso depois de você ter o seu bebê se você ganhou demasiado peso durante a gravidez. Durante a gravidez, os depósitos de gordura podem aumentar por mais de um terço da soma total que você tinha antes de ficar grávida.

Se o aumento durante a gravidez for normal, a maior parte das mulheres perdem esse peso a mais no processo do nascimento e nas semanas e meses depois do nascimento. A amamentação também pode ajudar a esvaziar a gordura ganhada durante a gravidez ajudando o corpo a expender mais pelo menos 500 calorias cada dia.

Devo evitar beber álcool durante a gravidez?

Não existe nenhuma altura segura durante a gravidez para você beber o álcool. Não há também nenhuma quantidade segura conhecida para consumir álcool durante a gravidez.

Quando voce está grávida e bebe cerveja, vinho, licor , ou outras bebidas alcoólicas, o álcool entra no seu sangue. O álcool no seu sangue vai para o seu bebê pelo cordão umbilical. Quando o álcool introduz o corpo do bebê, pode diminuir o crescimento do bebê, afetar o cérebro do bebê, e causar defeitos de nascimento.

As Desordens de Espectro do Álcool Fetais (FASD) são um termo de guarda-chuva que descreve a variedade de efeitos que podem ocorrer em uma pessoa cuja mãe bebeu álcool durante a gravidez. Algumas pessoas com FASD podem ter características faciais anormais no crescimento e problemas no sistema nervoso central.

As pessoas com FASD podem ter problemas com a aprendizagem, memória, atenção, comunicação, visão, e/Ou audição. Estes problemas muitas vezes levam a problemas na escola e problemas que vêm junto com outros.

Os efeitos do FASD duram uma vida. Se você tiver grávida e tenha bebido álcool, deixe de beber agora para proteger o seu bebê. Se você precisa da ajuda para deixar de beber, converse com o seu doutor ou enfermeira.

Devo evitar cafeína durante a gravidez?

A cafeína é um estimulante presente em coca-colas, café, chá, chocolate e cacau . Consumido em grandes quantidades, a cafeína pode causar irritabilidade, nervosismo e insônia bem como bebês recem nascidos de baixo peso.

A cafeína é também um diurético e pode desidratar o seu corpo da valiosa água. Alguns estudos mostram que a entrada de cafeína durante a gravidez pode prejudicar o feto. Até que mais seja conhecido, você deve evitar ingerir cafeína.

A cafeína é um ingrediente muito vendido diretamente em drogas de prescrição medica . Converse com o seu doutor antes de tomar qualquer medicamento enquanto grávida.

Porque as mulheres grávidas tem o desejo por determinadas comidas?

“Os doces e o sorvete gelado” entre outras escolhas ou outras ânsias de apetite nas mulheres grávidas podem ser reflexões nas modificações em necessidades nutritivas.

O feto precisa de nutrição, e o corpo da mãe começa a absorver e a metabolizar nutrimentos diferentemente. Estas modificações ajudam a assegurar o bom desenvolvimento normal do bebê e encher as exigências da lactação, ou amamentação, depois que o bebê nasce.

Preciso mesmo de “comer por dois?

“Enquanto você estiver grávida, você precisará de alguns nutrientes adicionais para você e o seu bebé . Mas, que não significa que você tenha de comer duas vezes mais. Você deve aumentar a sua ingestão calórica só em 300 calorias por dia.

Uma batata cozida no forno tem 120 calorias, assim adquirir aquelas 300 calorias extra não deve consistir em muita quantidade.

Assegure-se para não se restringir a uma dieta durante a gravidez. Se você fizer dieta, você não poderá adquirir as quantidades necessarias de proteína, vitaminas, e minerais que são necessários para nutrir propriamente o seu bebê no futuro.

Uma dieta baixa em calorias pode fazer com que a gordura guardada de uma mãe grávida se avarie, levando à produção de substâncias chamadas ketones.

Ketones, que podem ser encontrados no sangue e urina da mãe , é um sinal de inanição ou um estado parecido a uma inanição. A produção constante de ketones pode resultar em uma criança mentalmente retardada.

Devo ter Cuidado com os diabetes durante a gravidez?

Se você tiver a diabetes e pensar em engravidar, as suas possibilidades de ter um bebê perfeitamente saudavel são muitas. Mas, é importante planejar bem a sua gravidez e seguir estes passos:

Tenha os diabetes controlados antes de você estar grávida. Tente fazer o controle de açúcar no sangue três a seis meses antes de engravidar.
Controle o seu açúcar no sangue durante a sua gravidez.

Controle a comida que ingere, o exercício fisico que faz, e tente quilibrar os valores de insulina no sangue. Converse com o seu doutor ou um dietista registrado para ajudá-la a seguir um plano de refeições especial.

Lembre-se que, com o seu bebê a crescer,e com as suas modificações corporais, todas estas alterações afetarão os seus níveis de açúcar no sangue.

Se as suas subidas de açúcar no sangue forem demasiado altas, o açúcar aumentado que atravessa a placenta pode resultar em um feto grande, superdesenvolvido com defeitos de nascimento ou uma criança com problemas de nível de açúcar de sangue.

Esteja segura em consumir bastante vitamina B ácido folico a cada dia que passa. As mulheres com a diabetes podem tambem ter o risco aumentado de virem a ter um bebê com defeitos de nascimento sérios. Desta forma consumir bastante vit B (ac fol) todos os dias pode ajudar a reduzir este risco.

A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que começam durante a gravidez e normalmente desaparecem depois do nascimento do bebê. Se você tiver diabete gestacional, isto significa que você tem uma alta quantidade de açúcar no seu sangue durante a gravidez.

Este tipo de diabetes pode ser controlado com uma dieta, medicação, e exercício fisico regular, mas se for deixado esquecido e não for tratado adequadamente, a diabetes gestacional pode causar problemas de saúde tanto para você como para o seu bebe.

Se você desenvolver a diabete gestacional, o seu doutor a enviará a um dietista registrada que poderá ajudá-la com alguns planos de refeição especiais para controlar os seus niveis de açúcar no sangue.

Doença da manhã, náuseas e vômitos – o que fazer?

A doença da manhã as náuseas e os vômitos são problemas comuns de mulheres grávidas. A maior parte das náusea ocorrem durante a primeira parte da gravidez e, na maioria dos casos, diminuirá uma vez que você comece o segundo trimestre.

Para algumas mulheres, a doença da manhã e as náuseas podem durar mais tempo que o normal ,ou precistir durante os nove meses inteiros.

As modificações no seu corpo podem fazer você vomitar quando você cheira ou come certas coisas, quando você está cansada , ou por nenhuma razão evidente em concreto. As náuseas na primeira gravidez é um transtorno que muitas vezes pode ser melhorado quando e dependendo do que você come.

Tente estas dicas:

Coma mais pequenas refeições por dia, tal como seis a oito pequenas refeições em vez de três maiores.
Evite estar sem comer por grandes períodos de tempo longos.
Beba liquidos entre, mas não com as refeições.
Evite a comida gordurosa, frita, ou altamente condimentada.
Evite odores sujos e desagradáveis.

A náusea severa e os vomitos na gravidez são raros, mas se ocorrerem podem fazer com que você fique desidratada. Se você sentir que as suas náuseas ou vomitos a estão impedindo de comer o que deve comer ou levando-a a ganhar bastante peso, fale com o seu doutor.