Dieta Pós Balão Intragástrico – Alimentação Antes e Após a Colocação

Revisão Clínica: Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902). Atualizado: 09/09/24

Conheça o que comer na dieta pós balão intragástrico e alguns cuidados que devem ser tomados com a sua alimentação.

Continua depois da Publicidade

balão intragástrico fotos

Um dos métodos mais atuais no que diz respeito ao emagrecimento e ao controlo de peso é o balão intragástrico.

Através deste dispositivo, formado por uma massa de silicone flexível e ajustável, o espaço disponível no estômago diminui, e dessa forma, diminuindo também a vontade de comer.

Assim, o balão intragástrico promove uma sensação de saciedade, que será fundamental para todo o processo de emagrecimento!

Este procedimento não cirúrgico consiste na inserção endoscópica da massa de silicone flexível no estômago, através do esófago, num estado de anestesia localizada, de modo a tornar todo o processo menos desconfortável!

Não sendo uma cirurgia, não implica qualquer internamento.

Alimentação antes do procedimento

Nos dias que antecedem a realização deste procedimento endoscópico, alguns cuidados devem ser tomados.

Assim, a alimentação deve ser composta principalmente de alimentos leves, facilmente digeríveis, com uma composição pobre em gorduras e hidratos de carbono.

Qualquer tipo de álcool é proibido, pois o seu consumo irá aumentar a sua sensibilidade no estômago, tornando todo o procedimento mais desconfortável!

Nas 12 horas imediatamente anteriores à colocação do balão gástrico deve ficar em jejum total, tanto de alimentos sólidos, como de líquidos!

Todos estes cuidados são normais antes de qualquer endoscopia, mas que devem ser seguidos de forma a facilitar todo o processo.

Conheça os Benefícios da Dieta Militar

Alimentação após o procedimento

Antes de explicar a evolução da alimentação nos primeiros dias após o procedimento, é importante perceber que todo este processo deve ser acompanhado por um nutricionista, de maneira a que a evolução gradual no tipo de alimentação e na dieta seja a mais adequada possível.

Dessa forma, consegue-se rentabilizar ao máximo o balão gástrico! Além disso, todo o processo deve ser orientado de acordo com as necessidades nutricionais individuais, e de forma a ser um processo o menos desconfortável possível!

Assim, nos três primeiros dias, toda a alimentação deve ser constituída por alimentos líquidos, que ajudarão a desintoxicar o estômago e a diminuir a sensação de desconforto pela presença de um elemento estranho.

Continua depois da Publicidade

Passados esses três dias, o tipo de alimentação deve evoluir para alimentos pastosos, e daí, para alimentos sólidos. Tenha sempre o cuidado de preferir inicialmente alimentos mais leves, de fácil digestão, que permitam ao seu estômago não se esforçar em demasia.

>> Recomendamos para Você:

> Testemunho de Luciana Araújo: Coloquem o Balão gástrico e sejam felizes

Balão no Estômago para Emagrecer

> O Balão é válido mas tem consequências negativas

Fotos antes e depois

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24