-->Leite de Coco Vs Água de Coco: Quais São as Diferenças? - Educar Saúde

Leite de Coco Vs Água de Coco: Quais São as Diferenças?

Publicado em 25/11/2017. Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 15 novembro 2018

São muitas as pessoas que desconhecem a diferença entre o leite de coco e a água de coco.

E, ainda que ambos os produtos contenham alguns dos mesmos nutrientes e características, são duas coisas completamente distintas.

Conheça A Diferença Entre A água De Coco E O Leite De Coco

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

Leite de coco VS água de coco

Quanto mais entramos num estilo de vida saudável, mais se percebemos o quão importante as pequenas diferenças podem fazer.

No caso do leite de coco em comparação com a água de coco, as diferenças referem-se à parte do coco que o produto provêm, a sua densidade de nutrientes e os benefícios reais para a saúde que representam.

Embora ambos sejam extremamente populares e amplamente disponíveis, é importante entender as suas diferenças, antes de adicionar qualquer um deles ao seu regime de saúde.

Água de coco

A água de coco descreve a água que se acumula num coco jovem.

Quando vê alguém quebrando um coco e beber o líquido armazenado no seu interior, eles estão a beber a água de coco.

Nos últimos anos, a água de coco tem recebido um grande aumento de popularidade, devido ao seu conteúdo nutricional e eficácia como bebida rejuvenescedora e reidratante após atividade física intensa.

A água de coco é rica em sódio e potássio, eletrólitos que o corpo esgota ao se exercitar de forma intensa.

Publicidade

Estudos realizados descobriram que as pessoas que bebem regularmente água de coco após o treino, têm melhores taxas de reidratação do que se tivessem bebido apenas água, efeito semelhante a qualquer bebida desportiva (esotônica) infundida por eletrólitos.

A água de coco contém cerca de 45 calorias por xícara apenas e, ainda que contenha mais calorias que a água normal, também fornece mais conteúdo mineral e nutritivo que a água.

A adição da água de coco na dieta está relativamente limitada ao seu uso como bebida, ao contrário do seu primo mais versátil, explicado abaixo.

A água de coco raramente é usada na culinária e é basicamente de cor clara, como a água, mas com sabor a coco.

A composição de nutrientes da água de coco ajuda na recuperação de esforços extremos, enquanto protege o sistema cardiovascular da hipertensão, aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Leite de coco

O leite de coco é um produto extraído do coco maduro. À medida que o coco envelhece, a água encontrada dentro da fruta jovem será incorporada na carne (polpa do fruto), o que aumenta em volume ao longo do desenvolvimento do coco.

Publicidade

Ao contrário da água de coco, que pode ser bebida livremente do interior do fruto, o leite de coco precisa ser processado e removido da polpa da fruta antes que possa ser usado.

Para preparar o leite de coco, deve misturar água morna com a polpa do coco e, em seguida, esticar as aparas do coco através de uma colher de malha fina.

O leite resultante será significativamente mais espesso do que a água do fruto e também terá um perfil nutricional bem diferente.

Enquanto existam menos de 50 calorias presentes na água do fruto, um copo de leite de coco oferece mais de 500 calorias.

Publicidade

Por esse motivo, o leite raramente é bebido, mas sim usado em pratos à base de creme ou em refeições particularmente mais ricas.

Existem também cerca de 50 gramas de gordura em cada copo de leite de coco, grande parte dela, saturada.

Para as pessoas que estão a tentar perder peso ou a proteger a sua saúde cardiovascular, devem ter cuidado com a quantidade que usam.

Este leite oferece ainda, magnésio, vitamina C, fibra e ferro.

A incorporação do leite de coco na dieta deve ser feita com cuidado, devido aos níveis extremos de calorias e gorduras.

Na culinária, o produto é altamente elogiado para cozimentos, bem como na preparação de muitas sopas e curry.

Basta apenas uma pequena quantidade para fornecer à receita o sabor que procura. Portanto, use-o com moderação!

Conheça os Benefícios do Leite de Coco

Referências

1 http://www.sciencedirect.com/
2 http://www.sciencedirect.com/
3 http://pubs.acs.org/
4 http://www.sciencedirect.com/
5 http://europepmc.org/
6 https://www.cabdirect.org/

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

Publicidade