Diferença entre um aparelho dentario fixo e Removivel

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Gostaria de saber se o branqueamento dos dentes pode ser feito por toda a gente e em que circunstâncias e quanto custa um tratamento desses. Tambem gostaria de saber qual a diferença entre um aparelho fixo e aquele aparelho que se poe e tira quando se quer… e qual a duração de cada um. obrigada
Alexandra, Costa da Caparica

Resposta:

Alexandra, o branqueamento dentário em princípio pode ser feito por toda a gente e em qualquer idade mas deve saber que os tratamentos dentários (restaurações, coroas, pivots,etc.) por mais estéticos que sejam não branqueiam, ou seja só branqueia a estrutura dentária natural. O preço varia da técnica utilizada.

Um aparelho dentário fixo não pode ser removido pelo paciente, a aplicação de força é constante e segue um plano criado pelo seu ortodoncista, serve para corrigir pequenos ou graves mau posicionamentos dentários, os removíveis, por sua vez, podem ser removidos em casa e como tal, não aplicam força constante, geralmente são usados durante as fases de crescimento, ou seja, crianças, para auxiliar a erupção dentária.

Existe um terceiro opção para adultos, o aparelho dentário Invisalign, que é um aparelho transparente (invisivel), removível mas que faz a mesma força que os fixos.