-->Disquezia - Educar Saúde

Disquezia

Publicado em 05/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A disquezia é um problema que está relacionado com os músculos do corpo humano, nomeadamente com os músculos do bebê. Mais frequentemente referida como disquezia do lactente, este problema caracteriza-se por uma incapacidade do bebê em controlar alguns dos seus músculos, nomeadamente os anais e pélvicos.

Como consequência disso, criar-se uma dor bastante significativa, que provoca um desconforto muito grande no bebê.

Sintomas de disquezia

É importante que estejamos atentos aos sintomas principais da disquezia, porque se trata aqui de um problema que causa um incómodo imenso nos bebés. Geralmente, os sintomas mais significativos e frequentes que podemos encontrar são:

  • Dor;
  • Dificuldades na evacuação;
  • Evacuações pouco frequentes, de apenas 1 ou 2 vezes por semanas;
  • Fezes com características de maior dureza e secura;
  • Irritabilidade;
  • Aparecimento de vermelhidão no rosto, consequência do esforço feito para evacuar;
  • Longos períodos até se conseguir com sucesso a evacuação.

Geralmente, este problema poderá começar a aparecer logo no início da vida do bebé, e nomeadamente na sua primeira semana de vida.

Tratamento para disquezia

A disquezia é um problema que é susceptível de tratamento médico. Este tratamento deverá ser sempre prescrito por um pediatra, pois poderá variar consoante o caso e a sua gravidade.

Este problema poderá igualmente aparecer nos adultos, e nesses casos geralmente a ingestão de alimentos muito ricos em fibras e a ingestão de muita água poderá ajudar. No entanto, no caso dos bebés o tratamento deve sempre passar por um aconselhamento médico indicado.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook