-->Dizer "não" é Bom para as Crianças - Educar Saúde

Dizer “não” é Bom para as Crianças

Publicado em 22/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

O processo de educação das crianças é também um período de aprendizagem para os pais.

É comum que muitos pais sintam dificuldade em dizer “não” aos seus filhos, mas as respostas negativas são fundamentais no crescimento das crianças.

Dizer “não” às crianças vai fazer com que elas aprendam desde logo que não podem ter tudo, nem fazer tudo. É importante que os mais pequenos aprendam a lidar com a insatisfação desde a infância, conseguindo olhar para as respostas negativas como algo natural, que faz parte da vida.

Esta aprendizagem vai contribuir para que as crianças cresçam de forma saudável e para que não se tornem adultos permanentemente insatisfeitos. Crianças que nunca são contrariadas vão sentir mais dificuldades em enfrentar as contrariedades na sua vida futura.

A Opinião dos Psicólogos

Segundo os psicólogos, quando os pais cedem sempre às pretensões dos seus filhos, estes vão crescer sem adquirirem a capacidade emocional para enfrentarem sentimentos como a frustração.

Estas crianças que nunca são contrariadas podem parecer temporariamente mais felizes do que as outras crianças, contudo é o seu desenvolvimento emocional que está a ser colocado em causa.

As crianças devem aprender que não podem ter tudo aquilo que pretendem e que é importante saber como ultrapassar as contrariedades e aceitar com felicidade aquilo que se pode ter.

Esta aprendizagem só é possível se a criança for educada nesse sentido, sendo contrariada quando tem de sê-lo. Dizer “não” quando é necessário faz parte do processo de desenvolvimento emocional de uma criança e contribui para evitar que a criança venha a sofrer de problemas psicológicos, como a depressão.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook