Doença de Addison ou Sindrome de Addison

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

Doença de Addison – Sintomas, Causas e Características do diagnóstico
Os principais sintomas são Fraqueza, anorexia, perda ponderal, dor abdominal, náuseas e vômitos; aumento da pigmentação cutânea.
Hipotensão, desidratação; sintomas posturais.
Hiponatremia, hiperpotassemia, hipoglicemia, linfocitose e eosinofilia; pode haver aumento da uréia e cálcio séricos.
Níveis séricos de cortisol baixos a ausentes e ACTH elevado; o nível de cortisol não aumenta após a estimulação com cosintropina (ACTH).
Esta sindrome está Frequentemente associada a outras endocrinopatias auto-imunes; e também pode ser causada por traumatismo, infecção (especialmente tuberculose, histoplasmose), hemorragia supra-renal ou adrenoleucodistrofia.

Diagnóstico diferencial
. Insuficiência supra-renal secundária
. Anorexia nervosa
. Câncer
. Infecção
. Nefropatia perdedora de sal
. Hemocromatose

Tratamento da Doença de Addison ou Sindrome de Addison
Na crise supra-renal aguda da doença, tratar imediatamente com hidrocotisona intravenosa (100 mg 8/8 h) tão logo se suspeite do diagnóstico; oferecer reposição apropriada de volume e suporte da pressão arterial; considerar o uso empírico de antibióticos.
Na insuficiência supra-renal crônica, a terapia de manutenção consiste em glicocorticóides (hidrocortisona) e mineralocorticóides (fludrocortisona).
Aumentar a dose de glicocorticóides nas situações de traumatismo, cirurgia, infecção ou estresse.

Dica
Se a pressão arterial sistólica estiver acima de 100 mmHg sem anormalidades ortostáticas, não é doença de Addison clássica (tambem conhecida como insuficiencia supra renal primaria).
Referência
Oelkers W: Adrenal insuffrciency

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.