-->Doença de Hodgkin - Tratamento, Sintomas, Causas e Diagnostico

Doença de Hodgkin

Publicado em 08/02/2010. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

DOENÇA DE HODGKIN – SINTOMAS, CAUSAS E CARACTERISTICAS DO DIAGNOSTICO

Na maioria dos casos, a doença de hodgkin começa em um grupo de linfonodos e dissemina-se de forma contígua e ordenada. Os sintomas são de Linfadenopatia regional indolor, aumentada e de consistência elástica (frequentemente cervical); hepatoesplenomegalia variável.

Células de Reed-Sternberg (ou variantes) na biopsia de linfonodos ou da medula óssea são diagnósticas. O diagnóstico muitas vezes requer biopsia excisional de linfonodos, aspirados com agulha fina não definem o diagnóstico em muitos casos; pacientes são considerados no estágio A se não houver sintomas constitucionais e no estágio B, se tiverem febre, sudorese noturna, ou perda ponderal significativa.

Os pacientes mais jovens apresentam doença supradiafragmática com histologia favorável; os mais idosos tendem a exibir patologia mais agressiva e comprometimento infradiafragmático.

DIAGNOSTICO DFERENCIAL

. Linfoma não Hodgkin
. Linfadenite secundária a infecções (tuberculose e doença da arranhadura do gato)
. Pseudolinfoma causado por fenitoína
. Granulomatose linfomatóide
. Sarcoidose
. Doença causada pelo HIV
. LES

DOENÇA DE HODGKIN TRATAMENTO

Estadiamento (I-IV) com radiografia de tórax, TC de tórax, abdome e pelve, cintigrafia com gálio ou PET e biopsia de medula óssea; hoje, a laparotomia (se os resultados forem alterar a terapia) raramente é necessária.

Publicidade

Radioterapia para doença localizada ou ciclo breve de quimioterapia de combinação com radioterapia menos extensa. Quimioterapia de combinação para doença disseminada, com ou sem radioterapia para áreas de doença volumosa.

Dica
Quando um paciente se queixa de dor em linfonodo pouco depois de ingerir álcool, lembrar da doença de Hodgkin.

Publicidade

Referência
Diehl V, Thomas RK, Re D: part II: Hodgkin’s lymphoma-diagnosis and treatment

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858

Publicidade