Dong Quai (Angelica sinensis)

A angelica sinensis, vulgarmente conhecida como Dong Quai, ginseng feminino ou angélica chinesa, é uma planta da família Apiaceae, proveniente da China.

Continua depois da Publicidade

Na medicina chinesa tradicional apenas o ginseng é mais valorizado e estimado. Talvez porque a maioria dos médicos tradicionais chineses são homens, a angelica sinensis, também chamada de Dong Quai, é vulgarmente usada para queixas de saúde unicamente femininas, daí o nome “ginseng feminino”. Uma médica chinesa pode mudar a ordem de classificação destes dois.

Existem pelo menos nove espécies de angélica chinesa, que fazem parte da familia das Apiáceas. Possuem diferentes características medicinais, mas a variedade sinensis é a mais valorizada. A angélica japonesa (A. acutiloba) é muito semelhante à angelica sinensis.

A angélica europeia (A. archangelica) é usada primordialmente para infecções. A angélica americana (A. atropurpurea) é usada na sua maioria para a azia, flatulência, e cólicas, mas pode ser confundida com algumas das espécies mais venenosas. O nome dong quai significa «ordem conveniente», e durante milhares de anos as raízes secas têm sido usadas para restaurar uma ordem saudável a0 corpo.

Usos Terapêuticos e Benefícios do Dong Quai (Angelica sinensis) para a saúde

**

Inflamação da aorta, doença de Buerger (doença inflamatória dos vasos sanguíneos que podem conduzir à gangrena), cinose e outras doenças no fígado, infertilidade, irregularidades menstruais.

Alergias, alveolite (inflamação nos pulmões devido a uma extrema sensibilidade à matéria orgânica), anemia, artrite, hematomas, prisão de ventre, endurecimento das artérias, doença do coração, dores intestinais, ritmo cardíaco irregular, afrontamentos, doença de rins, falta de menstruaçã0, toxicidade no fígado, libido reduzida nas mulheres, menopausa, dores menstruais, cãibras musculares, dores nevrálgicas, tensão pré-menstrual.

Usos tradicionais: Dores no peito, parto, inflamação nos olhos, alteração fibrocística da mama, tensão arterial elevada, palpitações, gravidez, dores de estômago, acidente vascular cerebral, zumbido nos ouvidos, inchaço dos tecidos, úlceras,

Propriedades Medicinais da Dong Quai (Angelica sinensis)

As raízes da angélica chinesa são pequenas farmácias fitoquímicas. Os fitoestrógenos funcionam quer a concentração dos estrogénios naturais do corpo precise ser suplementada ou reduzida, tornando-a um bom tratamento para todo o espectro de problemas de saúde femininos, incluindo distúrbios menstruais, SPM, sintomas de menopausa, e cãibras uterinas.

Relaxa também os músculos lisos e melhora o fluxo sanguíneo para o útero (e para o resto do corpo todo), duas rzões pelas quais esta raiz nodosa ajuda a sua saúde cardiovascular. Dilata os músculos lisos das nossas artérias, permitindo um fluxo mais livre do sangue através do nosso corpo, e dificulta qualquer tendência para 0 sangue engrossar e formar coágulos. Ajuda também a regular o ritmo cardíaco.

Os fitoquímicos da angelica sinensis aumentam a produção de glóbulos brancos no sangue fortalecendo o sistema imunitário e a sua capacidade para o defender dos invasores, e impede a produção de antigénios responsáveis por reacções alérgicas, a coisas como o pêlo dos animais, pó, e pólenes. O fortalecimento do sistema imunitário pode entrar em cena na prevenção ou tratamento do cancro.

Outras pesquisas sugerem que as raízes assistem o fígado na expulsão de toxinas e pode melhorar o metabolismo das proteínas se tiver doenças renais. Têm também a capacidade de aliviar a dor, de acordo com algumas pesquisas realizadas em animais,

Equivalenles Sintéticos:

Os estrogénios sintéticos são usados para um grande número de distúrbios de saúde femininos. Os estudos correntes são equívocos, mas se a acção dos estrogénios for comprovada, a Dong Quai pode ser um adjunto mais seguro, que lhe permitirá reduzir a sua dependência em fármacos dispendiosos.

Poderá também suplementar, ou permitir-lhe-á reduzir as dosagens de medicamentos para controlar a tensão arterial elevada, ritmo cardíaco irregular, e dores de peito resultantes de angina de peito. Alguns dos seus fitoquímicos podem actuar como os medicamentos inibidores dos canais de cálcio, de prescrição médica.

Continua depois da Publicidade

Opções de Dosagem:

Três cápsulas de 530 mg três vezes ao dia. Ou experimente 1 a 3 colheres de sopa de raízes de angélica chinesa fresca, 2 a 6 g de raízes secas, ou 1 colher de chá a 1 colher de sopa de um extrato líquido diariamente.

Precauções e Contra Indicações da Dong Quai (Angelica sinensis)

Não tome angelica sinensis se tiver diarreia 0u uma infecção viral aguda, se estiver grávida ou se tiver tendência para peíodos menstruais abundantes.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24