-->Dor miofascial - Educar Saúde

Dor miofascial

Publicado em 11/02/2015. Revisado por Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704) a 18 dezembro 2018

A dor miofascial surge quado os chamados pontos gatilho, nódulos situados no interior dos músculos e que são extremamente irritáveis, tensos, e sensíveis, quando sofrem algum tipo de pressão.

Na maioria das vezes, a dor miofascial é originada em virtude do excesso de estresse exercido sobre as massas musculares. Esse estresse pode ser provocado quando os músculos são muito exigidos durante a realização de um treinamento físico ou sofrem algum choque doloroso, pode advir da má postura, ou ainda ser consequência de movimentos repetitivos.

As dores miofasciais mais corriqueiras são notadas na região dos ombros, coluna cervical (pescoço), e nas costas. Entretanto, nada impede que elas apareçam em qualquer outra área corporal, como a região pélvica.

Como tratar a dor miofascial

Para aplacar a dor miofascial é preciso agir diretamente sobre o agente causador do estresse, que leva ao desenvolvimento dos pontos gatilhos mencionados há pouco. Desse modo, é necessário efetuar uma consulta médica para que se confirme o diagnóstico.

Visando aliviar as dores produzidas pelo transtorno, o paciente pode recorrer a três tipos de remédios: os analgésicos, os relaxantes musculares, e os anti-inflamatórios. O primeiro pode ser o paracetamol, o segundo a ciclobenzaprina, e o terceiro o diclofenaco.

Outra forma de tratar a dor miofascial é por meio de exercícios fisioterápicos, além das igualmente benéficas sessões de eletroterapia, crioterapia, e acupuntura, métodos bem eficientes no que tange ao controle dos impulsos dolorosos oriundos da manifestação dos pontos gatilho.

Sinais e sintomas da dor miofascial

Na maioria dos casos, os principais sintomas do problema são o aparecimento de pontos enrijecidos nos músculos, o surgimento de nódulos hipersensíveis à dor, além de um incômodo dolorido em alguma área do corpo.

Quando aparecem, todos esses sintomas ficam propensos a se agravarem de acordo com o movimento do corpo, ou durante a realização de atividades físicas. Porém, é importante salientar que o problema pode atingir patamares mais críticos. Nessas circunstâncias, a dor miofacial chega a um estágio crônico, situação na qual os sintomas se manifestam mesmo quando o corpo estiver ocioso.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.