Dor muscular – Causas, Tratamentos e Formas de Alívio

A dor muscular, também pode ser conhecida por mialgia, e é um desconforto doloroso e incómodo que pode aparecer em um ou mais músculos do nosso corpo.

Dor muscular no pescoço

Quando sente uma dor muscular, deve interpretar essa dor como um “aviso” de que existem ou podem surgir lesões nesse músculo. As dores podem não aparecer só nos músculos, como também nos tendões, que são os principais responsáveis pela ligação dos músculos aos ossos ou a outros órgãos do nosso organismo.

Causas da dor muscular

As causas mais comuns da dor muscular podem ser diversas, e geralmente, algumas simples técnicas como o repouso, alongamento e o uso de alguns medicamentos, como relaxantes musculares, anti-inflamatórios ou analgésicos, podem ajudar a aliviar e tratar a dor muscular.

Dependendo do local onde a dor está localizada, e de outros sintomas que possam estar associados a essa dor muscular, assim será a sua causa. As principais dores musculares ocorrem após um exercício físico intenso, ou uma pancada no músculo lesado.

Dores musculares localizadas nos membros inferiores, ou perto deles, como na coxa, nas pernas e pantorrilha, podem ser devidas a doenças nos ossos (osteossarcoma e osteomielite), devido a artroses, a tumor de Ewing, a alterações hormonais que podem ser provocadas pela gravidez, a inflamações no nervo ciático ou a problemas de circulação sanguínea e/ou varizes causadas por esses problemas.

Quando as dores musculares estão localizadas no ombro, costas e braços, pode ter sido causado por um movimento brusco, tendinites, levantamentos de objectos pesados, uma má postura quando sentado, repetição sempre do mesmo movimento e/ou problemas de coluna.

Se a dor muscular for geral e se fizer sentir em todo o corpo, muito provavelmente, estará afectado com uma gripe.

Para além de todos esses problemas, os medicamentos utilizados para reduzir o colesterol (Estatinas), são conhecidos pelo seu principal efeito secundário que se faz sentir na maior parte dos pacientes: mialgias (dor muscular).

As Estatinas são os principais medicamentos prescritos pelo médico para reduzir os níveis de colesterol no sangue, mas provocam com alguma frequência, fortes dores musculares nos pacientes, sendo as pernas o local mais afectado.

Certos medicamentos utilizados para reduzir a pressão arterial também podem provocar dores musculares, ainda que com menos frequência que as Estatinas referidas anteriormente.

Tratamento e formas de aliviar a dor muscular

Dores musculares na região lombar

Para evitar que a dor muscular continue a agravar-se e não correr riscos de lesionar ou piorar o estado danificado em que se encontra o músculo, deve adoptar algumas técnicas:

1 – O mais importante é manter o músculo afectado em repouso. Se o músculo está dorido, pode estar lesionado, ou pode ser um alerta de que uma lesão pode ocorrer se não tiver cuidado. Por isso deve manter esse músculo em repouso e evitar fazer esforços com ele.

2 – Caso não esteja com febre, banhos de água quente, ou até mesmo uma sauna ou banhos de hidromassagem, podem ajudar a aliviar a dor muscular, através do relaxamento dos músculos.

3 – Massajar a área afectada, pressionando (não de uma forma violenta) o local onde sente a dor e esfregando, é uma boa técnica para relaxar o músculo e aliviar a dor.

4 – Fazer alongamentos no músculo afectado é uma boa forma de aliviar a dor, não deixar que ela agrave e até mesmo para evitar lesões. Se tiver feito exercício físico intenso, deve alongar todos os músculos dos braços e pernas de forma a evitar que ocorra uma dor muscular grave.

5 – Caso as técnicas anteriormente referidas não sejam suficientemente eficazes, poderá optar por tomar medicamentos analgésicos OU anti-inflamatórios.

Relaxantes musculares também podem ser utilizados, pois diminuem a rigidez do músculo, ajudando a descontrair os músculos e a aliviar a dor. O problema dos relaxantes musculares é que provocam alguma “moleza” e sonolência, por isso, devem ser tomados preferencialmente à noite.

Quando pratica exercício físico intenso, deve aquecer os seus músculos com pequenos exercícios simples, de forma a evitar uma lesão durante o exercício físico. Também deve alongar os músculos trabalhados no final da prática do exercício físico. São estes pequenos detalhes que podem evitar uma mialgia (dor muscular).