-->Dores de Cabeça ou tensão muscular no pescoço e ombros - Educar Saúde

Dores de Cabeça ou tensão muscular no pescoço e ombros

Publicado em 25/01/2011. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Sente dores de cabeça ou apenas uma tensão muscular no pescoço ou ombros?

Segundo estudo do Instituto de Neurocirurgia e Pesquisa Neurológica de Chicago, nos Estados Unidos, mais de 20% dos casos de dores de cabeça ou cefaleias são, na verdade, dores reflexas ou tensões musculares que vêm do pescoço e dos ombros.

Para identificar o problema, veja a tabela feita com os dados do instituto americano.

Dor de cabeça
Onde dói – Nas têmporas e na testa. A intensidade varia de média a muito forte.

Causas prováveis das dores de cabeça – Variação hormonal, stress, alergia a alimentos como chocolate ou vinho tinto, desidratação.

Melhor maneira de reverter – Táticas para reduzir o estresse, como meditação ou hipnose (hipnoterapia), mostram-se muito eficientes. Manter o sono em dia, também. Mas vale consultar um especialista para indicar um analgésico.

Tensão muscular no pescoço
Onde dói – Entre as sobrancelhas e na região da nuca. Muitas vezes alcança até os músculos dos ombros.

Causas prováveis – Má postura (principalmente no computador), stress crônico ou um trauma localizado, como forçar o pescoço no abdominal.

Melhor maneira de reverter – acupuntura, exercícios posturais e massagem.

Já ouviu falar da Cefaléia Cervicogênica?

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858