Dores no maxilar

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 08/08/2019

Dores no maxilar

Pergunta: Há algum tempo tenho notado que o meu maxilar “emperra” sem que para isso exista alguma causa comum. Isso pode acontecer tanto quando eu estou a comer, como quando não estou a fazer nada. Um dos meus irmãos mais velhos apresenta um quadro também “estranho” em relação ao maxilar, que “estala” quando está a comer. No caso, o meu problema é bastante doloroso e, nalgumas vezes, chega a impossibilitar a abertura da boca. Que especialista devo procurar?

Resposta: A situação que me relata é conhecida como uma disfunção da ATM, ou seja, da Articulação Temporo-maxilar, a qual é responsável pelo abrir e fechar da boca.

Muitas são as causas que podem levar aos problemas na ATM: falta de dentes, oclusões incorrectas devido a problemas ortodonticos (dentes fora do lugar) e alguns vícios que às vezes adquirimos (ranger de dentes, más posições de postura, etc.).

O ideal será consultar um médico dentista especialista em Oclusão. Não é uma especialidade muito comum em Portugal mas existem alguns em Lisboa, que julgo se poderem encontrar nas listas telefónicas. No entanto também pode por o seu dentista ao corrente e saber a opinião dele.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.