Drenagem Linfática Manual: Indicações, Edema, linfedema, celulite e preço

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

A Drenagem linfática manual é uma metodologia de massagem terapêutica suave e indolor usada principalmente no tratamento de distúrbios do sistema linfático.

Continua depois da Publicidade

Para compreender melhor estes distúrbios, vamos primeiro descrever o sistema linfático e quais as suas funções.

A Drenagem Linfática Manual Está Indicada Em Casos De Edema, Linfedema, Celulite, Saiba O Preço

O que é o sistema linfático?

O sistema linfático envolve uma extensa rede de vasos que passa por quase todos os nossos tecidos para permitir o movimento de um fluido chamado linfaA linfa circula pelo corpo de forma semelhante ao sangue.

Existem cerca de 600 linfonodos no corpo, – que incham em resposta à infecção, a um acúmulo de fluido linfático, a bactérias ou outros organismos e células presentes no sistema imunológico.

Uma pessoa com uma infecção na garganta, por exemplo, pode sentir as “glândulas” inchadas. As glândulas inchadas podem ser sentidas especialmente na região da mandíbula, axilas ou virilha. Estas na verdade, não são glândulas, mas sim gânglios linfáticos.

Os vasos Linfáticos transportam nutrientes, tais como lipídios, para combater infecções presentes no sangue.

Outra função da linfa é o transporte de moléculas, tais como restos celulares, glóbulos de gordura, e pequenas partículas de proteínas.

A linfa é drenada para os vasos linfáticos e circula através do nó da linfa e restaura a circulação de sangue nas veias.

O sistema linfático é um sistema de transporte secundário e não tem propulsão para bombear o sangue. O fluxo da linfa depende exclusivamente da pressão do sistema circulatório e do efeito da “massagem natural” dos músculos.

Os linfonodos são pequenas estruturas ovais.

O sangue é limpo e filtrado nos linfonodos lifáticos onde as células em conjunto lutam contra várias espécies de micróbios.

Esse filtro impede que as bactérias, células cancerosas e outros agentes infecciosos entrem na corrente sanguínea e se distribuam por todo o corpo.

Edema, linfedema e celulite

O Edema é a retenção de água e várias substâncias em um organismo ou tecido (pele e tecido subcutâneo, principalmente).

Esta retenção de água ocorre quando o equilíbrio entre a filtração e o nível  de reabsorção das substâncias sanguíneas capilares estão anormais.

Continua depois da Publicidade

São muitos os fatores que podem alterar este equilíbrio, tais como o mau funcionamento do coração, fígado, rim e deficiência venosa.

O linfedema é simplesmente uma falha da drenagem linfática, pois é incapaz de conduzir o excesso de resíduos e água para a corrente sanguínea. Daí a impossibilidade de drenar o edema.

A celulite é uma inflamação do tecido conjuntivo subcutâneo que dá à pele a aparência de “casca de laranja”.

A celulite constitui 4 estágios. O primeiro é marcado por uma diminuição progressiva veno linfática, que irá criar um edema intersticial (incluindo os tecidos), a segunda é a formação de células de adipócitos “presos” a este estado, a elasticidade da pele é reduzida.

A terceira etapa é a formação de micronódulos, uma vez que estes micronódulos e células são cobertas com os adipócitos do tecido conjuntivo.

Finalmente, a última Etapa é a instalação de uma permanente fibrose cicatricial irreversível que reduz a circulação no local.

Indicações da drenagem linfática manual

O método de massagem que usa a técnica de drenagem linfática serve para proporcionar territórios saudáveis onde existe excesso de líquido acumulado em áreas de edema, através de manipulação ou massagem.

Alguns dos usos da drenagem linfática são indicadas para:

  • após a cirurgia do câncer de mama;
  • para reduzir o edema após a cirurgia de varizes ou qualquer cirurgia estética;
  • reduzir o edema pós-traumático (fraturas, entorses) e é um auxílio de tratamento da celulite.

Como é realizada?

A drenagem linfática deve ser realizada por um especialista ou um terapeuta especializado em (linfologia) Lymphology.

Durante a sessão existem diferentes ações essenciais de drenagem, relaxamento (a preparação inicial do paciente é muito importante para que se sinta confortável e tranquilo).

Após o diagnóstico das diferentes zonas de bloqueio de drenagem da linfa e dos movimentos fundamentais segue-se a massagem.

Existem 2 movimentos importantes. Um para a evacuação ou a eliminação da distância dos vasos linfáticos (área doente), e outra para a captação, reabsorção ou penetração da linfa nos vasos linfáticos na área do edema.

Benefícios da drenagem linfática

Os fluídos orgânicos estagnados podem originar vários problemas de saúde – membros inchados, celulite, propensão a infecções e diminuição do sistema imunitário.

Através da drenagem linfática manual são obtidas grandes melhorias metabólicas, endócrinas e circulatórias, em todo o organismo.

Desta forma, e ao contrário do que acontece com muitos tratamentos à base de medicamentos ou cirúrgicos, a drenagem linfática, em vez de produzir efeitos secundários prejudiciais ou indesejáveis, agrega outros benefícios, ao mesmo tempo que trata o problema específico.

Continua depois da Publicidade

Quando aplicada de forma regular, contribui para aumentar o nível global de saúde, pois o seu alcance é “global”.

Quanto custa?

O preço de cada sessão tem o preço médio de 20 a 30€ – com a duração de 30 minutos.

Referências

https://en.wikipedia.org/

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24