Durante a puberdade

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

É normal durante a puberdade os mais jovens passarem por momentos de angústica e confusão. Esta é uma fase em que a criança não quer ser mais igual aos pais. Ela começa a ter os seus próprios valores e só quer fazer o que acha certo. Conheça os sentimentos nesta fase:

Ansiedade: É provocada pela curiosidade que ambos têm de conhecer o próprio corpo ou do sexo oposto.

Indecisão: A fase da puberdade pode provocar esse sentimento porque tudo está começando a se modificar. A pessoa está deixando de ser criança, mas ainda não é adolescente. O corpo não é nem de adulto nem de adolescente, mas também não é mais criança.

Angústia: Pode ocorrer angústia porque a pessoa já não gosta mais das mesmas coisas que gostava antes. Ela quer ter mais liberdade para sair com os amigos, para voltar mais tarde para casa e para namorar. Se os pais não deixam, ela fica angustiada porque não pode fazer o que tem vontade.

Medo: É natural sentir medo do futuro. Nessa fase da vida, geralmente o pré-adolescente já ouviu falar muito das mudanças que a adolescência traz, mas ainda não sabe ao certo quais são elas.

Rebeldia: O modelo que o pré-adolescente tem não é mais o dos pais. Ele quer seguir tudo o que a turma achar legal. Isso pode provocar conflito com os pais e gerar revolta no filho.