É normal sentir-se mal estar na gravidez?

Atualizado e Revisado por Equipe Editorial a 08/08/2019

É normal sentir mal estar durante a gravidez?

No início da gravidez é normal sentir esticões, picadas ou contracções, consequência do processo de dilatação a que estão submetidos os ligamentos que sustêm o útero (em plana fase de crescimento).

Mesmo assim, é normal sofrer leves contracções, inclusivamente várias vezes no mesmo dia (acontecem ao longo da toda a gravidez, ainda que possam ser indolores e possam passar inadvertidas).

O útero pode contrair-se também depois de ter mantido relações sexuais; às vezes é possível notar como a barriga se põe dura momentaneamente (depois relaxa-se).

Estas «falsas» contracções são esporádicas e arrítmicas, pelo que não se torna difícil distingui-las das do parto.

No ultimo trimestre, sobretudo no oitavo mês, podem sentir-se dores na parte inferior das costas.

Deve-se ao aumento do tamanho do útero e a sua expansão até ao tórax: a pressão que exerce este órgão sobre as costelas flutuantes (as últimas) pode dar lugar a moléstias nesta zona.

Saiba se o Consumo de cafeína durante gravidez é nocivo

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

É normal sentir-se mal estar n…