-->É normal sentir-se mal estar na gravidez? - Educar Saúde

É normal sentir-se mal estar na gravidez?

Publicado em 30/06/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

É normal sentir mal estar durante a gravidez?

No início da gravidez é normal sentir esticões, picadas ou contracções, consequência do processo de dilatação a que estão submetidos os ligamentos que sustêm o útero (em plana fase de crescimento).

Mesmo assim, é normal sofrer leves contracções, inclusivamente várias vezes no mesmo dia (acontecem ao longo da toda a gravidez, ainda que possam ser indolores e possam passar inadvertidas).

O útero pode contrair-se também depois de ter mantido relações sexuais; às vezes é possível notar como a barriga se põe dura momentaneamente (depois relaxa-se).

Estas «falsas» contracções são esporádicas e arrítmicas, pelo que não se torna difícil distingui-las das do parto.

No ultimo trimestre, sobretudo no oitavo mês, podem sentir-se dores na parte inferior das costas.

Deve-se ao aumento do tamanho do útero e a sua expansão até ao tórax: a pressão que exerce este órgão sobre as costelas flutuantes (as últimas) pode dar lugar a moléstias nesta zona.

Saiba se o Consumo de cafeína durante gravidez é nocivo

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.