Consumir camarão durante a Gravidez? É Seguro? Existem riscos para o Feto?

Sim, as mulheres grávidas podem consumir camarão (salvo indicação médica em contrária), visto ser classificado como um fruto do mar com baixo teor em mercúrio (que também inclui o salmão, escamudo, sardinha e peixe-gato), ao contrário de outros peixes que possuem uma taxa elevada de mercúrio, como a cavala, carapau, peixe-espada, tubarão e peixe-azulejo. Fonte

No entanto, deve ser consumido com moderação. Alguns médicos sugerem que as mulheres grávidas limitem o consumo a não mais que 20 a 30 gramas de frutos do mar com baixo teor de mercúrio por semana. Fonte

Na verdade, além de não estar contra indicado na gravidez o alimento pode ainda oferecer alguns nutrientes extra a esta nova fase da vida da mulher.

Saiba Se é Seguro Comer Camarão Durante A Gravidez. Conheça Os Benefícios Oferecidos Pelo Crustáceo

Benefícios em Consumir Camarão Durante a Gravidez

Ao consumir o crustáceo, a mulher aumenta a ingestão de ácidos gordos ômega-3, aminoácidos, proteínas e outros nutrientes. As principais espécies são ricas em selênio, ferro, vitamina B12, fósforo, iodo, colina, cobre e constituem uma excelente fonte de proteínas.

Com um conjunto tão diversificado de nutrientes o seu consumo pode ajudar a garantir o crescimento e o desenvolvimento normal do feto. O conteúdo de ácidos gordos ômega-3 pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular (reduzindo os níveis de colesterol LDL e aumentando o colesterol HDL), prevenindo assim o risco de aterosclerose e hipertensão arterial, que acomete muitas gestantes.

Os minerais presentes podem ajudar a proteger o sistema imunitário e garantir a saúde dos ossos e dentes.

A gestante pode Comer Camarão Cru ou Mal Cozido?

Sim, desde que provenha de uma fonte confiável e segura (o que muitas vezes é difícil de garantir). O mais importante é a sua frescura. Em caso de dúvida não arrisque!

O camarão congelado, que é descongelado e depois cozido, está associado a um maior risco de intoxicações alimentares.

Tendo em conta que o camarão é também um marisco bastante delicado de cozinhar, será melhor servi-lo mal cozido que demasiado cozido, para não ficar duro e com textura de borracha.

Como comer?

Existem muitas formas de cozinhar o crustáceo, incluindo cozê-lo, levá-lo ao micro-ondas ou salteá-lo. Contudo, é imprescindível que o saiba limpar e preparar antes de consumir.

  • Passo 1: Primeiro, remova cuidadosamente a casca.
  • Passo 2: Faça um pequeno corte com uma faca na parte de trás do camarão, desde a cauda até à cabeça.
  • Passo 3: Remova cuidadosamente a veia (que geralmente tem uma cor preta, castanha ou avermelhada).

Depois destes passos, poderá lavar o crustáceo e congelá-lo ou usá-lo imediatamente na confecção de receitas.

Que Espécies São mais Seguras Para Comer?

Algumas espécies de camarão são mais seguras do que outras! É o caso do camarão rosa e os cultivados nos Estados Unidos.

  • Gambas selvagens – São muitas vezes consideradas o crustáceo mais limpo. É uma espécie de camarão de maior calibre, muitas vezes proveniente do Alasca.
  • Camarão selvagem – São pequenos camarões de água fria, geralmente encontrados no noroeste do Pacífico.
  • Camarão rosa – São camarões de pequenas dimensões muitas vezes utilizados em saladas.
  • Camarão do Norte – São pequenos camarões, muito saborosos e limpos, possuindo baixos níveis de mercúrio.
  • Camarão cultivado nos EUA – Produzidos em grandes aquaculturas, seguindo padrões elevados e com baixos níveis de toxicidade, os camarões cultivados nos EUA são dos mais seguros que se podem consumir.

Que outros frutos do mar e peixes a mulher grávida pode comer?

Alguns exemplos incluem o peixe-gato, amêijoas, bacalhau, caranguejo, escamudo, salmão, vieiras, camarão, truta e atum enlatado. Além de seguros também são saudáveis durante a gravidez. Fonte

VOLTAR PARA »

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
     

Consumir camarão durante a Gra…