Eczema Atópico

O eczema atópico ou dermatite atópica é uma irritação da pele de curta ou longa duração. A eczema atópico é mais comum em bebés, mas qualquer pessoa pode ter este problema de pele. Não existe cura para a dermatite atópica, mas ela desaparece normalmente por volta dos três anos. No entanto, é possível contrai-la diversas vezes e que ela dure dias, meses ou anos. A dermatite atópica não é contagiosa.

Continua depois da Publicidade

dermatite atopica nos pes

Ler: Remédio Caseiro Para Eczema (Dermatite) e Coceira na Virilha

Causas de eczema atópico

Atopic_dermatitis_child

O eczema atópico é causado pela reacção do sistema imunitário à presença de substâncias que o estimulam, provocando as características manifestações na pele. Este problema parece afectar as pessoas cujos familiares têm esta e outras reacções alérgicas.

As erupções cutâneas podem ser causadas pelo stress, por alguns medicamentos ou alimentos, por apanhar muito calor ou ter sudação excessiva. As pessoas com asma têm também, com frequência, dermatite atópica (eczema atópico). Determinados químicos ou tecidos (lã) podem agravar a reacção alérgica.

Sinais e sintomas

A reacção alérgica pode aparecer em qualquer parte do corpo. Os bebés podem ter uma reacção alérgica nas faces, no couro cabeludo, na parte de trás dos braços e na parte da frente das pernas.

A pele pode causar muita comichão, ficar vermelha, seca e com escamas. A reacção alérgica costuma ser pior nas zonas em que a pele se dobra, tal como na prega do cotovelo. A reacção alérgica também pode incluir pequenas borbulhas semelhantes a bolhas. Estas podem rebentar, deixar escorrer uma pequena quantidade de líquido e formar crostas por cima.

A pele também pode ficar dorida. Com o passar do tempo, e após diversas erupções cutâneas, as bolhas poderão secar e adquirir um tom que pode ir de vermelho a cinzento acastanhado. A pele também pode ficar mais espessa nas áreas em que aparecer a reacção alérgica.

Diagnóstico – Como se Diagnostica

O exame directo e a história de desencadeamento são geralmente suficientes para se chegar a um diagnóstico. Podem ser executados testes de alergias a nível da pele, bem como exames ao sangue para verificar anomalias de carácter alérgico.

Prevenção – Cuidados a ter

Vista-se com roupas largas. O vestuário de algodão constitui o melhor tipo para quem sofre deste problema. Não use roupas de lã pois podem arranhar e irritar a pele. Também não deverá usar roupas de poliéster pois impedem a pele de respirar, podendo fazer com que sue ainda mais, agravando os sintomas. Não aplique nada na pele, como loções, cremes ou outros tratamentos, sem antes consultar o médico.

Tomar muitas vezes banho pode secar a sua pele. No entanto, acrescentar óleo de banho à água, pode ajudar a aliviar a comichão. É melhor não utilizar sabão, ou preferir um que não seque a pele e com características hidratantes. Utilize os produtos que o seu médico dermatologista lhe aconselhar para o efeito. Não coloque o sabão directamente sobre a erupção cutânea. Nunca tome um banho de espuma.

Coloque sempre um creme hidratante em todo o corpo depois de tomar banho. Coloque o creme com a pele ainda ligeiramente molhada. Isto manterá o nível de hidratação e ajudará a evitar que a sua pele fique seca.

Se o seu filho tiver uma dermatite atópica mantenha as unhas dele curtas. Para evitar que ele se coce durante a noite, calce-lhe umas luvas macias, de algodão. O acto de coçar piora a situação e faz com que o seu filho queira coçar ainda mais. Também aumenta o risco de infecção.

Mantenha o seu filho afastado das pessoas com herpes. O vírus que causa o herpes pode causar uma grave infecção da pele em crianças com eczema.

Continua depois da Publicidade

Procure imediatamente ajuda se surgirem os seguintes sinais ou sintomas que poderão significar que está a ter uma reacção anafiláctica: língua ou lábios inchados, dificuldade em respirar ou engolir.

Riscos e Complicações

O eczema atópico pode complicar-se para uma reacção anafiláctica. As coisas às quais é alérgico são denominadas alergénios. Quando entra em contacto com um alergénio, o seu corpo tenta combatê-lo. Uma reacção anafiláctica é a reacção que se verifica quando o seu corpo inicia esse combate de forma demasiado exuberante, tornando-se numa emergência pelas reacções que condiciona. Podem surgir língua ou lábios inchados (angioedema), ou até dificuldade em respirar ou deglutir (edema da glote).

Leituras Recomendadas:

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24