Edifício dos Paços do Concelho de Alenquer

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Edifício dos Paços do Concelho de Alenquer. O belo edifício da Câmara Municipal tem mais de cem anos. Na verdade e conforme as duas lápides que ladeiam a escadaria monumental, foi «começada a construir em 7 de Março de 1887» e foi «inaugurada em 2 de Janeiro de 1890.» A concepção arquitectónica do imóvel segue de perto os modelos do neoclassicismo e tem algumas semelhanças com o seu congénere lisboeta.

O projecto do edifício é de José Juvêncio da Silva. Colaboraram ainda nesta obra o escultor João Machado, autor das figuras alegóricas que ornamentam a fachada do edifício, o pintor e decorador António das Neves Elyseu e o estucador João José Moreira. No interior do edifício são dignas de referência a Sala das Sessões e a Sala de Audiências do antigo Tribunal, actual sala de sessões da Assembleia Municipal. O tecto está ricamente decorado com ornatos de estuque; à volta, as paredes, marcadas por pilastras a negro e oiro, têm medalhões com os bustos de D. Manuel I, Camões, Damião de Goes e Pêro de Alenquer modelados a gesso.

Completam a decoração desta sala os belos retratos do Visconde Chanceleiros e de Guilherme João Carlos Henriques da autoria do pintor Ribeiro Cristino. A presença destas telas na Sala das Sessões significa a homenagem do Município a duas figuras que, localmente, se destacaram nos domínios da agricultura e da historiografia.

Morada: Praça Luís de Camões
2580-318 Alenquer