Efeitos colaterais do uso excessivo do laptop

Nos dias que correm, o laptop é um item essencial na vida de muitas pessoas, seja para o seu lazer, seja para a sua utilização profissional. Contudo, o seu uso excessivo pode trazer alguns problemas, tanto a nível ortopédico, mas também para a saúde dos olhos. Neste artigo poderá conhecer melhor as consequências e os efeitos colaterais do uso excessivo do laptop. Confira.

efeitos colaterais do uso excessivo do laptop

Consequências da utilização excessiva do laptop

O uso do laptop implica na maior parte das vezes estar sentado a escrever. Contudo, se a posição não for a mais adequada, um período mais prolongado ou uma utilização diária, acaba por ter efeitos bastante prejudiciais sobre algumas estruturas importantes do corpo, como por exemplo a coluna cervical.

Uma postura incorreta prolongada e repetida irá implicar uma sobrecarga sobre músculos, causando o seu enfraquecimento. E com a musculatura mais débil geram-se várias compensações, que levam à sobrecarga de esforço ou encurtamento de outros músculos.

Outra das consequências do esforço repetitivo dos músculos, articulações e tendões, é o surgimento de tendinites. Uma inflamação nos tendões, caso não seja imediatamente tratada, pode agravar-se, podendo mesmo causar a síndrome do túnel do carpo, e nalguns casos, levar ao seu rompimento. Nesta situação, apenas uma cirurgia poderá reparar o tendão.

No entanto, o uso excessivo do laptop tem várias outras consequências. Confira de seguida os vários efeitos colaterais da utilização em excesso do seu laptop.

Efeitos colaterais do uso excessivo do laptop

Confira de seguida uma lista completa de problemas que podem surgir associadas à utilização excessiva do laptop:

  • laptoptite;
  • dores no pescoço;
  • postura inadequada;
  • dores na coluna;
  • tendinite de cotovelo;
  • tendinite de punho;
  • hérnia discal;
  • dores de cabeça;
  • olho seco;
  • dores nos olhos.

O que é a laptoptite

Sendo um instrumento tão popular e utilizado nos dias que correm, o problema de saúde mais comum causado pelo seu uso excessivo levou mesmo ao surgimento de uma denominação específica para uma doença ortopédica. Assim, a laptoptite é uma condição de saúde, associada à utilização incorreta deste aparelho, que leva ao aparecimento de dores no pescoço e nas costas, e ainda, à inflamação dos tendões das mãos e dos cotovelos.

Como prevenir os problemas derivados do uso excessivo do laptop

Hoje em dia, a utilização dos laptops é essencial para muitas pessoas, e como tal, não os usar pode não ser uma opção. Dessa forma, é importante conhecer alguns cuidados para ajudar a evitar os problemas aqui referidos. Confira de seguida como prevenir os efeitos colaterais do uso excessivo do laptop.

A postura é essencial, e como tal, esta deve ser corrigida de modo a prevenir os problemas derivados da utilização excessiva deste aparelho. A forma correta de usar o laptop é colocar o aparelho em cima de uma mesa, de maneira que o ecrã fique com a altura dos seus olhos. Além disso, deve ter as suas costas direitas, totalmente encostadas na cadeira, com os cotovelos apoiados na mesa e os pés no chão.

Uma das causas de alguns dos problemas anteriormente referidos está relacionada com o transporte do laptop. Assim, é importante escolher uma bolsa adequada, que evite a sobrecarga de esforço da coluna, ou mesmo a compensação por parte de outros músculos.

A melhor opção é usar uma mala com rodinhas. Pode também optar por mochilas, mas sempre usando as duas alças, de modo a distribuir o peso de uma forma equilibrada, evitando suportá-lo apenas com um ombro.

Além disso, deve ainda fazer uma pausa de 10 minutos por cada hora de trabalho, de modo a alongar os seus músculos, mas também, para evitar a sobrecarga de esforço dos olhos.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.

Última atualização da página em 12/08/19