5 Efeitos colaterais do Manjericão-Sagrado, Tulsi (Ocimum tenuiflorum) que Precisa Conhecer

Também conhecido como Tulsi, o manjericão-Sagrado (Ocimum tenuiflorum) é uma plantas adaptógena com inúmeros benefícios. No entanto também tem alguns efeitos colaterais.

Continua depois da Publicidade

A erva pode reduzir temporariamente a fertilidade em homens e mulheres e não é recomendado o seu uso durante a gravidez.

Também tem efeitos na diluição do sangue, na medicação antidiabética (Hipoglicemiantes) e manchar os dentes se mastigado em vez de engolido.

5 Efeitos Colaterais Do Manjericão Sagrado, Tulsi (Ocimum Tenuiflorum) Que Precisa Conhecer

“Elixir da vida”, “yoga líquido”, “remédio de ouro da Ayurveda” …. O manjericão-Sagrado tem algumas credenciais sólidas graças aos seus benefícios de saúde abrangentes.

A planta e as suas sementes são quase omnipresentes nas casas indianas, sendo reverenciado em muitas culturas indianas. No entanto, e apesar da sua segurança, existem alguns perigos a ser conhecidos.

Abaixo listamos alguns efeitos colaterais ou implicações negativas que a planta pode ter na sua saúde.

1. Pode afetar a fertilidade em homens e mulheres

O manjericão-Santo mostrou ter um efeito negativo na fertilidade, em ambos os sexos. Embora os estudos não tenham sido realizados em humanos, existem motivos suficientes para se proteger, se planeia ter filhos.

Estudos realizados em animais mostraram que a planta pode diminuir a contagem de esperma e a motilidade.

Verificou-se também que a erva diminui o peso dos órgãos, como os testículos, próstata e glândulas supra-renais, que desempenham um papel extremamente importante na saúde reprodutiva masculina. 1

Existem também relatos sobre a sua capacidade em provocar mudanças nos órgãos reprodutivos femininos, como o útero e os ovários.

O efeito anti-fertilidade do tulsi é pensado como decorrente da sua capacidade em modular os hormônios reprodutivos. Na verdade, os pesquisadores estão estudando o seu potencial como agente contraceptivo.

Esses efeitos antifertilidade podem ser reversíveis, ou seja, não causam danos permanentes.

2. Pode não ser seguro durante a gravidez

Um composto presente nas folhas de tulsi conhecido como estragol pode causar contracções uterinas, sendo melhor evitar a erva durante a gravidez.

3. Pode interferir com os medicamentos de diluição do sangue

O manjericão-Sagrado funciona como um anticoagulante natural, e esta propriedade geralmente não causa danos. No entanto, para quem toma medicação para diluir o sangue, a erva pode aumentar os seus efeitos e causar problemas na coagulação do sangue.

Continua depois da Publicidade

4. Efeitos na medicação diabética

Vários estudos descobriram que o manjericão-Sagrado pode baixar os níveis de açúcar no sangue. Se você tomar medicação para controlar os níveis de açúcar no sangue, saiba que a planta pode aumentar esse efeito e até mesmo baixar esses níveis em demasia. Mais uma vez, fale com o médico antes de consumir a planta se estiver a usar medicamentos para a diabetes.

5. Pode manchar os dentes

Tradicionalmente, em muitas comunidades asiáticas, as folhas da planta são engolidas em vez de mastigadas. Elas são considerados sagradas e mastigá-las é visto como uma falta de respeitoso.

No entanto também pode haver uma lógica científica para isso. As folhas do manjericão-Sagrado contêm ferro e podem manchar os dentes quando mastigadas.

Esta acção não afeta a saúde dentária, mas pode causar descoloração nos destes. Em vez de mastigá-las, pode simplesmente engoli-las com água.

Referências do artigo

1 https://www.popline.org/
2 https://www.popline.org/
3 https://www.researchgate.net/
4 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/
5 https://www.umm.edu/
6 https://food.ndtv.com/

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24