Causas da ejaculação precoce

Publicado em 14/05/2011. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

A ejaculação precoce é um problema que desespera homens e mulheres. Saiba como ajudá-lo a sair dessa situação. Entenda o que é, quem tem e quais as causas da ejaculação precoce.

Publicidade

O que é:

É a incapacidade do homem em controlar a própria ejaculação.

Causas da ejaculação precoce:

Os especialistas que tratam do assunto não têm dúvida de que estão lidando com um problema psicológico. Cerca de 80% dos diagnósticos apontam a ansiedade como a causadora do problema. Entre os homens com menos de 40 anos, ela é culpada em 99% dos casos. Excepto por problemas clínicos, como a inflamação da glande provocada pelo excesso de pele que gera atrito e deixa a região mais sensível , a ejaculação precoce não tem nenhuma origem física.

Quem tem:

Existem dois grupos de ejaculadores precoces: os primários e os secundários. No primeiro grupo, estão aqueles que apresentam o problema desde a primeira relação. De acordo com um levantamento do Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade, 74% dos pacientes enquadram-se nesse grupo. No segundo ficam os homens que passaram a ejacular precocemente depois de um problema específico. Entre os ejaculadores secundários existem ainda os “situacionais”. Como o nome sugere, jogam nessa equipa os homens que sofrem de ejaculação precoce em situações bem definidas. É o adolescente que não segura a barra do primeiro encontro ou o homem que fica tenso ao trair a esposa e acaba tudo bem rápido. Cerca de 60% dos ejaculadores precoces têm entre 15 e 20 anos. Em média, os homens com mais de 40 anos e sem disfunções conseguem controlar a ejaculação entre 12 e 30 minutos a partir da ereção. Os jovens seguram entre 5 e 12 minutos.

A boa notícia é que o fenômeno tem cura. O primeiro passo é procurar um urologista, que vai detectar se a causa é orgânica – o que é raro – ou psicológica. Se a segunda hipótese for confirmada, a ejaculação precoce costuma ser tratada com terapia aliada a medicamentos. O objetivo é descobrir as causas da ansiedade e superá-las.

Saiba mais sobre:
Autor
Equipe Editorial

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial baseiam-se em evidências científicas, sendo todos eles revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Publicidade

Causas da ejaculação precoce