A eletrolipoforese é uma técnica indicada na destruição da gordura localizada e celulite – quando estas não conseguem ser eliminadas através de dieta e exercício físico.
O tratamento oferece uma redução significativa no volume, tendo como único risco pequeníssimas contusões.
A eletrolipoforese é muitas vezes aplicada em conjunto com a mesoterapia – uma técnica que utiliza injeções para rejuvenescer e apertar a pele, além de remover o excesso de gordura.
Os resultados da eletrolipoforese são fantásticos na eliminação da celulite nas coxas, quadris, abdômen e no caso de retenção de liquídos.
Principais indicações
Trata-se de um método inovador e não cirúrgico, indicado para remover o acúmulo de depósitos de gordura em regiões específicas do corpo.
É um dos métodos mais seguros para remover o queixo duplo, a gordura localizada ao redor da cintura, parte interna das coxas e abdômen, sob os braços, joelhos e tornozelos.
É também um procedimento extremamente eficaz para combater a celulite. O tratamento tem como objetivo, melhorar os efeitos limiados da dieta e exercícios.
Quanto custa?
O preço de cada sessão varia entre 60 a 100 reais no Brasil.
Como funciona?
A Eletrolipoforese utilizada na medicina estética é realizada através da aplicação de agulhas muito finas (microagulhas), semelhantes às usadas na acupuntura, que são inseridas no tecido adiposo hipertrofiado.
É através destas agulhas que se estende uma corrente de baixa intensidade e baixa frequência, que gera contrações nas fibrilas do tecido subcutâneo.
Estas contrações fazem com que as células adiposas ou adipócitos se tornem mais permeáveis e eliminem as gorduras para o interior.
Mais tarde, essa gordura será eliminada através da urina, sendo fundamental o paciente beber bastante água durante o tratamento para ajudar a eliminar esses depósitos.
O procedimento aumenta significativamente a atividade e renovação celular, melhora a circulação e promove a produção local de certos hormônios que estão relacionados com a eliminação de toxinas e elementos residuais.
Através desta, o tecido é bem nutrido, melhora o seu tom, a sua elasticidade e textura.
Outra técnicas muito utilizadas como complemento à eletrolipoforese são as terapias de pressão, como a endermologia por exemplo.
Aplicação e o número de sessões necessárias
O método em si é extrememente simples e não exige nenhum pré-esquema de aplicação. Os eletródos são aplicados na área para criar um campo magnético em que existe uma placa ativa e uma placa passiva. Quanto maior o número de placas, maior será o efeito alcançado e, portanto, maior será a oxidação (destruição) de gordura.
É importante que as placas não tenham contato entre si. A intensidade da corrente depende da sensibilidade do próprio paciente.
Normalmente o tratamento é iniciado a uma intensidade média / baixa, aumentando-se gradualmente nas seguintes sessões.
Cada sessão tem a duração de 45 a 60 minutos. O número de sessões necessárias é uma questão individual.
O tratamento não causa dor, e como tal não existe a necessidade de recorrer à anestesia local.
Quais são os resultados?
Para serem alcançados melhores resultados, em média são necessárias cerca de 6 a 10 sessões por semana.
As mudanças no corpo começam a ser vistas a partir da quarta sessão.
É necessário, durante e após o tratamento, realizar hábitos alimentares saudáveis e alguma prática de esportiva – pelo menos, duas vezes por semana.
Os resultados finais vão depender em muito – da idade, do grau de celulite a tratar, e da qualidade dos tecidos.
Em termos de volume, a média alcança-se cerca uma redução de 2 a 5 cm no contorno dos quadris e 3 a 4 cm nas coxas (com apenas 6 a 10 sessões).
Em relação ao peso perdido, normalmente perde-se uma média de 4 a 5 quilos.
Contra indicações
A eletrolipoforese não é indicada em adolescentes, mulheres grávidas ou pessoas com peso em excesso.
O procedimento também não deve ser realizado em pacientes com epilepsia, marcapasso, e pacientes que com alguma doença cardíaca ou sofrimento cardíaco.
Outras contra indicações são: casos de flebite, trombose, embolias e áreas da pele inchadas.
Benefícios do método
As principais vantagens do tratamento incluem:
- redução da gordura localizada;
- tem um efeito queima gorduras;
- Tonifica as estruturas da pele;
- Reduz o do volume corporal;
- Melhora o processo de drenagem linfáfica e sistema circulatório.
Para mais informações sobre drenagem linfática leia o artigo (Drenagem Linfática Manual: Indicações, Edema, linfedema, celulite e preço).
Concluindo
A eletrolipoforese faz uso de agulhas finíssimas ligadas a um equipamento, introduzidas na pele. Elas transmitem corrente elétrica de baixa intensidade que ajuda a destruir as células adiposas, auxiliando no combate da celulite de graus 1, grau 2, e gordura localizada.
Recomenda-se um mínimo de 10 a 20 sessões e evitar o sol durante a fase de tratamento.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.