Embolia Pulmonar

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 09/09/24

Uma embolia pulmonar é um acontecimento em que um coágulo de sangue obstruí uma artéria no pulmão. Também é designada por EP ou por TEP (tromboembolismo pulmonar).

Continua depois da Publicidade

imagem de embolia pulmonar

Os coágulos podem começar a formar-se em qualquer veia, em especial nos membros inferiores, soltarem-se e deslocarem-se para os pulmões. Uma embolia pulmonar  pode constituir um problema grave. Sem tratamento, poderá originar a morte. Pode, geralmente, ser curada se começar a ser tratada numa fase inicial.

Causas de embolia pulmonar

A maioria das embolias pulmonares  estão associadas a coágulos de sangue provenientes de veias profundas das pernas ou da pélvis (bacia). Podem também resultar de coágulos de gordura, com origem numa fractura óssea ou no líquido amniótico (na grávida).

Poderá estar mais susceptível à formação de coágulos de sangue se estiver sentado/a ou permanecer num determinado lugar por muito tempo (ex: doentes acamados durante muito tempo). A cirurgia, o periodo pós operatorio, o tabaco, a obesidade ou as pílulas anticoncepcionais aumentam a probabilidade de se formarem coágulos de sangue. Algumas doenças hereditárias (de família) podem aumentar as probabilidades de vir a sofrer de uma embolia pulmunar.

Sintomas e Sinais de alerta

o aperto ou dor no peito são um dos principais sintomas de embolia pulmonar.

Os sinais e sintomas comuns de embolia pulmonar podem incluir dificuldade em respirar ou dores no peito repentinas, que se agravam ao respirar profundamente. Outros sinais podem ser a sensação de desmaio, o desmaio, batimentos cardíacos acelerados ou febre. Poderá ter tosse ou expelir sangue com a tosse.

Diagnóstico

É possível que tenha de ser internado para a realização de exames e tratamentos. O médico far-lhe-á exames para tentar detectar o coágulo de sangue. Os exames poderão incluir uma radiografia torácica, uma cintigrafia dos pulmões (cintigrafia de ventilação e perfusão), uma ecografia, uma tomografia computorizada (TAC), uma angiografia pulmonar ou um venograma alguns dos tipos de imagens do peito, artérias, veias e pulmões.

Prevenção e Cuidados a ter

Para evitar a formação de coágulos de sangue, não repouse na cama por prolongados períodos de tempo. Comece, o mais depressa possível após a cirurgia, a movimentar as pernas e a caminhar. Faça exercício físico três ou mais vezes por semana, se o médico lho permitir. Ponha-se de pé e caminhe um pouco a cada uma a duas horas, se estiver em viagem. Deixe de fumar, sobretudo se tomar a pílula.

Riscos e Complicações

O principal risco da embolia pulmonar é a sua recorrência. O tratamento que lhe será proposto visa reduzir este risco.

Tratamento para embolia pulmonar

O tratamento da embolia pulmonar visa principalmente evitar a recorrência da embolia. Dependendo do grau de certeza do diagnóstico e do seu risco em particular de recorrência, poderá ser iniciada medicação anticoagulante por via subcutânea, endovenosa e/ou oral.

A duração deste tratamento deverá ser discutida com o seu médico mas poderá variar entre algumas semanas e toda a vida. Em alguns casos raros e de maior gravidade, poderão ser utilizados medicamentos mais potentes (trombolíticos) ou tratamentos (cateterismo cardíaco ou cirurgia) com a intenção de dissolver ou remover o trombo no pulmão.

Os perigos e riscos do pós operatório após intervenções cirúrgicas

A embolia pulmonar pós operatória continua a ser um grave problema de saúde ainda por resolver. Este é um coágulo de sangue que ocorre no pulmão depois de qualquer procedimento cirúrgico.

A embolia pulmonar é o termo médico para descrever um coágulo sanguíneo que se forma em determinada parte do corpo e, em seguida, viaja para os pulmões e causa um bloqueio.

A embolia pulmonar pode causar danos pulmonares permanentes devido à falta de fluxo sanguíneo e oxigénio insuficiente. Em casos graves pode ser fatal. Nos EUA, em 2000, ocorreram cerca de 9 casos de embolia pulmonar pós-operatória em 1.000 cirurgias.

Continua depois da Publicidade

Embolia Pulmonar Maciça (massiva)

A embolia pulmonar maciça ocorre com a obstrução de, no mínimo, 50% do leito vascular pulmonar. A apresentação clínica é dramática, acompanhada de cor pulmonale agudo, falência cardíaca, hipotensão e choque circulatório. Sinais como dor subesternal severa, arritmias cardíacas, ritmo cardíaco em galope, estase venosa, sopro tricúspide e outros achados, já citados, são típicos dessa forma clínica.

Entretanto, são raramente documentados, devido à rapidez de instalação do quadro e frequente evolução dos pacientes para a morte súbita. Felizmente, a forma clínica não é a habitual de se encontrar na rotina. Mais frequentes são as consideradas grandes embolias, com comprometimento da circulação pulmonar, sem conseqüências fatais.

Fotos

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24