Eminem

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Marshall Bruce Mathers III, de nome artístico Eminem, nasceu a 17 de Outubro de 1972 em Detroit, Estados Unidos da América. Eminem é o filho único de Deborah R. Mathers-Briggs e de Marshall Bruce Mathers Jr.

Eminem Antes e Depois e Biografia

O seu pai deixou a sua mãe quando Eminem ainda tinha 18 meses, pelo que Eminem foi criado apenas Deborah. Durante a sua infância, Eminem e a sua mãe mudaram-se várias vezes, vivendo em Saint Joseph, Savannah em Kansas City, até se estabelecerem em Warren e já durante a adolescência de Eminem, em Detroit.

1980

Durante a sua infância, Eminem sonhava fazer livros de banda desenhada, até que aos onze anos de idade descobriu o hip-hop. Foi o seu tio Ronald Nelson, que o introduziu no mundo do hip-hop, quando lhe ofereceu uma cópia do single de Ice T, “Reckless”. Mais tarde, Eminem recebeu o álbum dos Beastie Boys “Licensed to Ill” e desenvolveu um interesse renovado pela música.

Aos 14 anos de idade, começou a cantar rap, usando o pseudónimo M&M e juntando-se a um grupo intitulado “Bassmint Productions”. Eminem participou no lançamento do segundo trabalho deste grupo, o EP “Steppin’ Onto The Scene”. Mais tarde o grupo adotou uma nova designação “Soul Intent”, sob o qual lançaram o single “Fuckin’ Backstabber” em 1995.

Enquanto estudava no Lincoln High School, Marshall participava frequentava em batalha de hip-hop freestyle, no Osborn High School em Detroit. Apesar das desconfianças inicias, motivadas sobretudo por ser um indivíduo de cor branca, num meio completamente dominado pelos artistas afro-americanos, Eminem acabou por conseguir conquistar o seu espaço no hip-hop underground. Depois de chumbar duas vezes de ano, devido a más notas e às constantes faltas, Marshall abandonou a escola com 17 anos de idade.

1990

Em 1991, o suicídio do seu tio, mexeu com os seus sentimentos. Eminem tem uma tatuagem com a inscrição “Ronnie R.I.P”, no seu braço esquerdo. O seu tio é mencionado em diversas das suas músicas: “Stan”, “My Dad’s Gone Crazy” e “Cleanin’ Out My Closet”.

A carreira de Mathers foi impulsionada inicialmente pelo rapper Champtown, um nome conhecido na área de Detroit, que conseguiu que Eminem pudesse fazer as suas primeiras gravações. A primeira aparição pública de Eminem sucedeu no vídeo “Do-Da-Dipity” (1992), de Champtown.

Pouco tempo depois, Mathers assinou um contrato com a FBT Productions. Para se sustentar, lavava pratos no restaurante Gilbert’s Lodge. Em 1996, foi lançado o seu álbum de estreia “Infinite”, gravado no estúdios dos irmãos Bass, através da editora independente Web Entertainment. Nesta fase, Eminem também colaborou com o seu amigo MC Royce da 5’9″, num projeto intitulado Bad Meets Evil.

Após o lançamento do seu primeiro álbum, o abuso de álcool e droga por parte de Eminem deu azo uma tentativa de suicídio. Algo que acabou por fazer Eminem reaviver o drama do que se passou com o seu tio.

Eminem deu depois nas vistas ao vencer o prémio Wake Up Show’s “Freestyle Performer of the Year” e ao ficar em segundo lugar nas “Rap Olympics” de 1997, o que acabou por despertar o interesse de Jimmy Iovine. Não demorou muito até que Iovine e Dr. Dre começassem a trabalhar nos novos projetos do cantor. Enquanto gravava o seu novo álbum, Eminem também surgiu como convidado no álbum “Devil Without a Cause” de Kid Rock.

“The Slim Shady EP” foi lançado em cassete, vinyl e CD, entre 1997 e 1998. Seguiu-se “The Slim Shady LP”, este já com uma grande influência de Dr. Lançado em 1999, este trabalho foi um dos mais bem sucedidos do referido ano, alcançando a tripla platina. Muitas das músicas deste álbum suscitaram uma grande polémica, devido às suas letras violentas. Foi também neste trabalho que nasceu o laço de amizade entre Eminem e Dr Dre.

2000

Após o sucesso do primeiro álbum, surgiu “The Marshall Mathers LP”, editado em Maio de 2000. Este LP, vendeu 1,76 milhões de unidades na primeira semana, batendo diversos recordes de vendas. Mais uma vez, este álbum estava repleto de temas polémicos e atacou de forma deliberada diversos outros artistas como Christina Aguilera e Marilyn Manson.

Este último, revelaria fair-play ao aceitar o humor de Eminem e chegaria até a participar num concerto do rapper. O tema “Stan”, foi particularmente aplaudido.

Em 2004, foi lançado “Encore”, outro trabalho polémico que alcançou sucesso. Desta feita no centro da controvérsia estavam os ataques declarados a Michael Jackson, que originaram respostas de diversos quadrantes. Para além de alguns temas mais leves, o álbum também abordou temas sérios, incluindo o tema anti-guerra “Mosh”. O vídeo de “Mosh” foi lançado apenas uma semana antes das eleições presidenciais de 2004 nos Estados e continha uma forte mensagem contra Bush.

Entre 2005 e 2008, Eminem manteve-se afastado dos estúdios. No verão de 2005, foi anunciada a entrada do rapper num programa de reabilitação, para tratar a sua dependência em “medicação para dormir”. Neste período foi lançada a compilação “Curtain Call: The Hits”.

Em 2008, Eminem lançou dois novos álbuns “Relapse” e “Refill”, os quais não conseguiram o mesmo nível de sucesso dos trabalhos anteriores.

2010

Em 2010, foi lançado “Recovery”, trabalho que conseguiu ser o álbum mais vendido do ano a nível mundial, tornando Eminem o único artista a conseguir realizar este feito em dois anos diferentes.

A vida pessoal de Marshall Mathers tem sido seguida de forma intensa pela imprensa. Eminem casou duas vezes com Kimberley Anne Scott, com quem começou a namorar ainda no liceu. Kimberley fugiu de casa com a sua irmã, durante a adolescência e procurou refúgio na casa de Mathers e de sua mãe. A relação entre os dois terá começado em 1989, e após várias episódios de separações e reatamento, foi consumada em casamento em 1999.

Em 2000, pouco tempo após Kimberley ter sido detida pela segunda vez por conduzir embriagada, o casal divorciou-se. Cinco anos depois, em Janeiro de 2006, o par voltou a casar. No final do mesmo ano, estavam novamente divorciados. Marhsall e Kimberley têm uma filha Hailie Mathers, que é frequentemente referida nas canções de Eminem. Eminem também adotou Alaina, sobrinha de Kimberley e Whitney, filha de Kimberly, resultante de outra relação.