Emoções relacionadas com doenças da pele

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Emoções relacionadas com as doenças da pele – Psoríase, dermatite seborréica, neurodermite, hiperidrose axilar e palmoplantar e alopecia areata.

Os processos de comunicação entre as células têm vindo a ser descobertos desde os estudos do investigador Hans Selye, sobre a influência do stress no organismo, na década de 30.

Nos últimos trinta anos, essas descobertas foram ampliadas e já permitem compreender com certeza que todas as células do organismo se comunicam permanentemente.

Hoje sabe-se que o corpo tem um funcionamento holístico (integrado, completo), ligado por uma rede psicossomática de mente e corpo.

Com base nessa comunicação holística, não há mais dúvida de que muitas doenças têm seu ponto de partida nas emoções e nos problemas psicológicos. As alterações eléctricas no cérebro levam à produção de substâncias químicas que são mensageiras e fazem a comunicação entre as células.

Fotos de alopecia areata antes e depois da homeopatia

Assim, há certas doenças da pele que têm uma ligação muito estreita com os estados emocionais. A psoríase é o exemplo mais comum. Observa-se, com frequência, que os pacientes com psoríase têm um alto nível de ansiedade. A dermatite seborréica, a neurodermite, a hiperidrose axilar e palmoplantar, a alopecia areata, etc., são outros quadros com conexão mente-pele.