Ensinar o Bebê a Falar

Atualizado e Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 12/08/2019. Publicado originalmente em 26 de agosto de 2014

Um dos marcos mais importantes no desenvolvimento do bebê é a sua aprendizagem da fala.

Este é um processo gradual, que se inicia com a emissão de alguns sons nos primeiros meses de vida, depois com algumas sílabas, como pá, bá ou má, e por fim, com as primeiras palavras, como mamãe, papai ou papa.

Este é um processo natural, em que o bebê ouve o que o rodeia, e aos poucos, começará a tentar ele próprio emitir e imitar os sons, e mais tarde, a conseguir juntar sílabas e a articular as primeiras palavras.

Após as primeiras palavras, ele irá gradualmente conseguir dizer as primeiras frases simples. Apesar de ser um processo natural na criança, é importante os pais estimularem o bebê durante esta aprendizagem.

De seguida conheça algumas dicas para ensinar o bebê a falar.

Atividades para ensinar o bebê a falar

Há várias atividades e brincadeiras que pode fazer com o seu bebê, de modo a estimulá-lo e a facilitar o processo de aprendizagem da fala. Conheça de seguida algumas dessas atividades.

– Sempre que estiver a fazer algo com o bebê, como por exemplo, a dar-lhe banho, descreva com frases simples o que está a fazer. Por exemplo, “agora estou a limpar as pernas”, “agora estou a lavar os pés”, etc.

– Nas conversas com a família, inclua sempre o bebê. Além de ouvir as conversas e palavras novas, ele sentir-se-á integrado, estimulando o vínculo com os pais e com os outros familiares.

– Faça algumas brincadeiras com a criança, mostrando um objeto, um brinquedo ou uma parte do corpo, dizendo de seguida o seu nome.

– É importante quando falar para a criança, fazê-lo de uma forma calma, com pausas entre as palavras, de modo a que ele as perceba bem. Além disso, é fundamental que utilize palavras corretas em vez de palavras mais “abebezadas”.

– Outra dica importante para ensinar o bebê a falar é colocá-lo a ouvir rádio enquanto ele brinca. A rádio tem uma grande variedade de sons, o que ajudará a que o bebê tenha uma experiência auditiva muito rica. Além disso, na rádio ele pode focar-se apenas nos sons, sem ficar distraído pelas imagens.

– Uma atividade que deve ser implementada desce bem cedo é o hábito de contar uma história antes de ir dormir. Além do seu efeito calmante e tranquilizante na criança, ajuda-o também a desenvolver a atenção, concentração, e claro, a aprender novas palavras e como articular corretamente as frases.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Última atualização da página em 12/08/19