-->Envelhecimento Precoce - Educar Saúde

Envelhecimento Precoce

Publicado em 03/10/2014. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Ao longo da vida, a pele perde naturalmente a sua capacidade de se manter firme, lisa e  com um aspeto jovem.

A produção de elastina e colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, começa a decair, sendo por isso normal o aparecimento de problemas como as rugas ou a flacidez.

Folhas De Rabanete

Contudo, devido a vários fatores, entre os quais a exposição solar em proteção, uma alimentação desequilibrada e uma vida mais sedentária, a pele pode envelhecer mais cedo que ocorreria naturalmente.

Confira de seguida o que fazer para combater e prevenir o envelhecimento precoce.

Como evitar o envelhecimento precoce

Tendo em conta os fatores que levam ao envelhecimento precoce da pele, a melhor forma de evitar que ocorra é alterar esses hábitos.

Utilizar um protetor solar sempre que sai à rua, esteja sol ou não, é uma maneira de impedir que os raios solares tenha efeitos nocivos na sua pele, prevenindo ainda o desenvolvimento de câncer.

A alimentação é também uma forte aliada no combate ao envelhecimento precoce.

Uma alimentação rica em antioxidantes combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo desgaste e envelhecimento precoce da pele.

Como exemplos de alimentos antioxidantes temos a laranja, o morango, uva, limão, castanhas ou o rabanete.

Descubra os Benefícios das Folhas de Rabanete

Os alimentos ricos em vitamina A são também essenciais para a manutenção da saúde e beleza da sua pele.

Alimentos como a margarina, a gema de ovo, leite, cavala, entre outros, terão também uma ação benéfica no combate ao envelhecimento precoce da sua pele.

Outra causa comum do envelhecimento precoce da pele é o tabaco.

Além de prejudicar a saúde de vários órgãos do organismo, tem também um efeito muito negativo na saúde e aspeto da sua pele.

Além disso, não afeta apenas o fumador, mas também quem o rodeia.

Como tal, para evitar o envelhecimento precoce, bem como outros problemas de saúde, seria uma boa ideia deixar este péssimo hábito.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858