Ao longo da vida, a pele perde naturalmente a sua capacidade de se manter firme, lisa e com um aspeto jovem.
A produção de elastina e colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, começa a decair, sendo por isso normal o aparecimento de problemas como as rugas ou a flacidez.
Contudo, devido a vários fatores, entre os quais a exposição solar em proteção, uma alimentação desequilibrada e uma vida mais sedentária, a pele pode envelhecer mais cedo que ocorreria naturalmente.
Confira de seguida o que fazer para combater e prevenir o envelhecimento precoce.
Como evitar o envelhecimento precoce
Tendo em conta os fatores que levam ao envelhecimento precoce da pele, a melhor forma de evitar que ocorra é alterar esses hábitos.
Utilizar um protetor solar sempre que sai à rua, esteja sol ou não, é uma maneira de impedir que os raios solares tenha efeitos nocivos na sua pele, prevenindo ainda o desenvolvimento de câncer.
A alimentação é também uma forte aliada no combate ao envelhecimento precoce.
Uma alimentação rica em antioxidantes combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo desgaste e envelhecimento precoce da pele.
Como exemplos de alimentos antioxidantes temos a laranja, o morango, uva, limão, castanhas ou o rabanete.
Publicidade
Descubra os Benefícios das Folhas de Rabanete
Os alimentos ricos em vitamina A são também essenciais para a manutenção da saúde e beleza da sua pele.
Alimentos como a margarina, a gema de ovo, leite, cavala, entre outros, terão também uma ação benéfica no combate ao envelhecimento precoce da sua pele.
Outra causa comum do envelhecimento precoce da pele é o tabaco.
Além de prejudicar a saúde de vários órgãos do organismo, tem também um efeito muito negativo na saúde e aspeto da sua pele.
Além disso, não afeta apenas o fumador, mas também quem o rodeia.
Como tal, para evitar o envelhecimento precoce, bem como outros problemas de saúde, seria uma boa ideia deixar este péssimo hábito.
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 88-99685-0858